Presente de grego


Presente de grego é uma expressão popular usada para representar o recebimento de algum presente ou dádiva que traz prejuízo para quem a recebeu, ao contrário do que era esperado.

Esta expressão faz referência ao Cavalo de Tróia, um famoso episódio descrito na Ilíada de Homero, que narra os eventos da Guerra de Tróia.

Na Guerra de Tróia, um cavalo de madeira foi deixado junto aos muros de Tróia pelos Gregos, supostamente como um presente. Os troianos levaram o cavalo para dentro de seus muros, acreditando que suposto presente era uma rendição dos gregos. 

No entanto, dentro do cavalo se encontravam vários soldados gregos. Durante a noite e após os troianos terem se embebedado e a maioria já estar dormindo, os gregos abriram os portões para que todo o exército entrasse e destruísse a cidade completamente. 

Daí a expressão "presente de grego", algo que aparentemente parece bom, mas se revela como uma grande dor de cabeça. Representa um benefício que no final de contas prova trazer apenas malefício ou no mínimo inconveniência.

Esse cachorro foi um presente de grego, ele destrói tudo!

Que presente de grego esse micro-ondas, hein? Parecia moderno mas nunca funcionou direito e agora explodiu!

Nossa, essa promoção foi o maior presente de grego! Herdei todos os problemas da direção anterior.