Shrug 🤷‍♂️ ¯\_(ツ)_/¯


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Shrug é um emoji que representa uma pessoa encolhendo os ombros, usado para comunicar que não há interesse em determinado assunto, por exemplo. Ou seja, este emoji é utilizado para demonstrar indiferença sobre algo, mas de um jeito meio debochado ou sarcástico.

A palavra shrug significa "dar de ombros" na tradução do inglês para o português.

Existem diferentes versões do emoji shrug, mostrando uma pessoa do gênero masculino e feminino, com diferentes tonalidades de cor de pele. O shrug virou emoji em 2016, quando foi incorporado na atualização da lista de emojis do Unicode 9.0.

Emoji do Shrug para copiar e colar:

Versão feminina padrão: 🤷
Diferentes tons de pele da versão feminina: 🤷🏻 🤷🏼 🤷🏽 🤷🏾 🤷🏿

Versão masculina padrão: 🤷‍♂️
Diferentes tons de pele da versão masculina: 🤷🏻‍♂️ 🤷🏼‍♂️ 🤷🏽‍♂️ 🤷🏾‍♂️ 🤷🏿‍♂️

Shrug na versão emoticon

Já o emoticon, que também pode ser chamado de Shruggie, em sua forma de texto é formado pelos seguintes caracteres: ¯\_(ツ)_/¯.

O emoticon Shrug é um dos mais difíceis de se digitar, pois ele não usa letras normalmente encontradas nos teclados, mas caracteres do alfabeto japonês katatana. Ou seja, na verdade, o Shrug se trata de um kaomoji, um emoji japonês.

Emoticons do Shrug para copiar e colar:

  1. Shrug original: ¯ \ _ (ツ) _ / ¯
  2. Shrug espantado: ¯ \ (° _ °) / ¯
  3. Shrug se lamentando: 乁 〳 ❛ д ❛ 〵 ㄏ
  4. Shrug fazendo bico: ƪ (• ̃͡ε • ̃͡) ∫
  5. Shrug com mãos pequeninas: ┐ (° _ °) ┌
  6. Shrug de olhos arregalados: ¯ \ (o _o) / ¯

A história do emoticon Shrug

De acordo com o site americano The Awl, o emoticon shrug se tornou popular na internet em 2009, por causa de uma polêmica ocorrida no MTV Video Music Awards.

Durante a cerimônia, o cantor Kanye West interrompeu o momento da premiação de Taylor Swift, dizendo que a Beyoncé que merecia ter ganhado.

Logo depois, ele fez o movimento de encolher os ombros e estender as mãos, mostrando que não se importava com sua impertinência.

Uma imagem desse gesto foi twitado pela equipe do grupo de rap Travis Porter, junto com o emoticon, que logo se popularizou na internet.

No início, o emoticon foi mais usado para representar um momento de vitória, virando uma marca entre os jogadores de StarCraft II. Depois, ele se tornou um sinônimo de “não se importar”, de falta de interesse sobre determinado assunto.

Veja também:

Atualizado em
Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).