O que são memes?


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Na internet, a expressão “meme” é usada para se referir a qualquer informação que viralize, sendo copiada ou imitada na rede.

Geralmente esses memes são imagens, vídeos ou gifs de conteúdo engraçado, e que acabam se espalhando na internet por meio das redes sociais ou fóruns.

Uma das principais características do meme é que ele pode ser adaptado ou modificado dependendo da situação, e por causa disso ele acaba viralizando com facilidade.

Por exemplo, veja quatro variações do meme “ata”, que foi adaptado para contextos diferentes apenas alterando seu texto.

Meme ata mônica

De onde veio o termo "meme"

Meme é um termo usado originalmente na biologia. Ele foi introduzido pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins em 1976, em seu livro “O gene egoísta”.

A palavra foi usada porDawkins para descrever uma forma de propagação cultural. Assim como o gene tem a capacidade de repassar a informação genética de uma pessoa, o meme poderia se espalhar entre os individuos, propagando uma ideia ou comportamento.

A palavra meme vem do grego “mimema”, que significa “imitação, algo imitado.

Toda imagem engraçada é um meme?

Muitas pessoas acabam usando o termo meme para se referir a qualquer imagem engraçada que tenha algum texto por cima. Porém, esse tipo de imagem não se trata necessariamente de um meme, pois para que algo se torne um meme, é preciso que ele seja um padrão, repetido diversas vezes.

Ou seja, se a imagem fosse usada mais vezes, reproduzindo uma ideia e se espalhando na internet, ela poderia ser considerada um meme. Mas se for apenas uma brincadeira isolada, não.

E essa uma das características essenciais que difere meme de mene. Sim, mene!

Diferença entre Meme e Mene

Enquanto os memes possuem uma base que pode ser modificada e adaptada de acordo com o contexto, os menes são mais específicos.

Nos menes, a graça está no modo como o texto e a legenda dialogam com a imagem, geralmente de forma irônica ou usando algum trocadilho. E por isso, se algo fosse modificado, ele não faria mais sentido.

Além disso, para que você ache um mene engraçado, normalmente você tem que um conhecimento prévio do que a imagem se trata, ou de sua legenda.

Por exemplo, no mene abaixo, há um trocadilho entre o nome do bombom Ferrero Rocher e a profissão de Ferreiro. Se você não conhecesse o bombom, dificilmente iria achar graça.

NOVO MENE O FERREIRO ROCHER

Posted by Site dos Menes on Friday, July 20, 2018

Exemplos de memes famosos no Brasil

Confira alguns exemplos de memes engraçados que ficaram muito populares no Brasil.

Laranjo

Laranjo

Laranjo é um meme de uma laranja com rosto de humano, geralmente usado para reagir a comentários de forma irônica ou insultar pessoas. O meme surgiu por aqui em 2016 e até hoje continua sendo muito popular no Brasil.

A maior característica deste meme está na forma como as palavras são escritas, propositadamente erradas. Por exemplo, ao invés de falar "opinião" ele fala "opiniau”, ou "vose", no lugar de "você".

Veja mais memes do Laranjo.

Pikachu Surpreso

Pikachu surpreso

O meme do Pikachu surpreso surgiu em 2018, sendo usado para representar uma reação de espanto, só que de uma forma irônica.

Geralmente o texto que segue a imagem do Pikachu fala sobre alguma coisa que teria um resultado muito óbvio, mas quando ela acontece, a pessoa fica surpresa como se não tivesse a mínima ideia de que aquilo ocorreria.

meme pikachu

Veja mais memes do Pikachu Surpreso.

Barbie fascista

Barbie fascista

O meme da Barbie fascista se popularizou em 2018, e mostra a famosa boneca dando sua opinião sobre diversos assuntos políticos e sociais, como cotas, racismo, homofobia e direitos dos trabalhadores.

O meme ironiza a fala de pessoas privilegiadas na sociedade, que ignoram os problemas sociais, ou os banalizam. Para isso é usada a figura da Barbie, uma boneca branca, magra e heterossexual, em imagens onde ela ostenta uma vida de luxo.

Veja mais memes da Barbie Fascista.

Fique por dentro dos melhores memes

Agora que você já sabe o que eles são, acompanhe com a gente os melhores memes que circulam na internet. É só aqui clicar AQUI para ver todos os memes do site :)

Ou se preferir, também pode dar uma olhada em nossas listas:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).