Anel de Coco


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

O anel de coco, anel de tucum ou anel de coquinho é um acessório que carrega consigo diversos significados, podendo ser utilizado como representação de amizade, matrimônio, identificação de grupos LGBT e compromisso com causas sociais.

E apesar do seu nome, esse anel não é feito de coco, e sim da semente de tucum, uma espécie de palmeira nativa da Amazônia.

semente de tucum
Semente de Tucum

A origem do anel de tucum: o significado entre escravos e indígenas

O anel de tucum foi criado ainda no Brasil Imperial, que teve início no século XIX.

Enquanto a realeza usava jóias de ouro, os escravos e os indígenas criaram esse ornamento de tucum para simbolizar suas relações matrimoniais e de amizade. Este acabou se tornando também um símbolo de resistência e luta para esses povos.

Inicialmente, apenas essas comunidades entendiam o significado deste anel, porém, com o tempo ele passou a ser usado por outros grupos como um símbolo de apoio às causas indígenas.

O anel de Tucum para a Igreja Católica

Nos anos 60, uma vertente católica chamada de Teologia da Libertação iniciou o uso do anel de tucum entre seus fiéis como uma forma de mostrar o apoio e compromisso com a luta das minorias sociais, principalmente à população indígena.

Atualmente, indivíduos que defendem a igualdade de direitos entre as pessoas também podem usar para demonstrar seu engajamento com as causas sociais, independente de religião.

Inclusive, alguns políticos brasileiros também utilizam esse anel para demonstrar sua ligação e apoio às causas sociais. Um exemplo é o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo.

O significado do anel de tucum em cada dedo na comunidade LGBT

Membros da comunidade LGBT utilizam o anel de tucum em diferentes dedos, para mostrar sua orientação sexual.

Em 2005, foi discutido no fórum online AVEN (Asexual Visibility and Education Network), o uso do anel preto no dedo médio da mão esquerda, para representar os assexuados. No Brasil, normalmente é utilizado o anel de tucum, por sua coloração.

Enquanto isso, é comum o uso do anel de tucum no polegar entre lésbicas, como uma forma de identificação entre elas.

Veja também o significado de:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).