XOXO


XOXO (pronuncia "eks ou eks ou") é uma gíria do idioma inglês e significa Hugs and Kisses ("Abraços e Beijos", em português). Costuma ser usado no final de mensagens informais, como uma forma de se despedir carinhosamente.

Como dito, por norma, o XOXO é usado no fim de textos informais, trocados entre amigos próximos ou familiares. É comum o uso em SMS, chats online, e-mails, bilhetes, mensagens em redes sociais, etc.

Supostas origens de XOXO

Ninguém sabe ao certo qual a origem desta gíria. No entanto, existem várias teorias que tentam explicar o seu significado. Confira as principais:

  1. A primeira hipótese sugere que a letra "X" representa dois lábios se tocando, formando um beijo. Já o "O" seria a representação de dois pares de braços abertos que, ao se conectarem com um abraço, formam esta vogal.
  2. A segunda teoria sugere o contrário: a letra "O" representaria a forma que os lábios ganham quando estão prestes a beijar, enquanto que o "X" corresponderia aos braços abertos preparados para abraçar alguém.
  3. A terceira alternativa diz que antigamente (desde a Idade Média) era comum assinalar uma cruz (símbolo cristão) no fim de cartas e demais documentos e beijar a figura, como representação da honestidade e respeito para com o conteúdo ali presente.

Alguns rumores ainda afirmam que o uso da letra "O" nesse sentido seria uma tradição dos povos judeus que chegaram aos Estados Unidos. Eles costumavam assinar os seus documentos com um "O" e não com um "X", como era comum em outros países na Europa.

XOXO no Facebook

Existem algumas palavras-chave que ao serem escritas no Facebook (seja nos comentários ou no perfil do usuário), geram animações especiais. A palavra XOXO é uma delas.

Ao digitar XOXO no Facebook e publicar a mensagem, o texto muda de cor e passa a ser rosa. Depois, ao clicar na palavra, aparecem vários corações pela tela. 

xoxo meme

XOXO no Brasil

A gíria XOXO é utilizada nos países de língua inglesa (principalmente nos Estados Unidos) há muitos anos. No entanto, o seu uso entre os brasileiros começou a crescer a partir de 2009, período em que terminava a primeira temporada da série Gossip Girl, conhecida por usar constantemente essa expressão.

XOXO, Gossip Girl.