Voucher


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

O voucher é um tipo de título, que representa um valor em dinheiro ou uma porcentagem de desconto em determinado produto ou serviço.

A palavra voucher também pode ser usada para se referir à recibos que comprovem que determinado bem ou serviço foi pago, e posteriormente realizado.

O termo voucher vem do verbo em inglês “vouch”, que significa “comprovar”, “confirmar”. Sua pronúncia correta é “vaucher” ou "vautcher".

O voucher de desconto

Voucher pode ter o mesmo significado que "cupom" ou "vale de desconto". Nesses casos, ele costuma ser associado a uma determinada situação ou produtos específicos. Por exemplo, um voucher de desconto em uma companhia aérea só poderá ser utilizado nela, para diminuir o valor de passagens.

Vouchers também costumam ter uma validade, devendo ser usados dentro de um prazo estabelecido pela instituição que o emitiu.

Por exemplo:

Esse voucher é válido durante todo o mês de maio, e garante 10% de desconto em todos os nossos produtos.

O voucher como comprovante

Na área do turismo, os vouchers são utilizados como um comprovante de que o cliente tem direito a um serviço, em determinado lugar e horário, e que foi previamente pago a uma outra empresa.

Como exemplo, uma pessoa pode ter comprado um pacote de viagens em uma agência. Então, ela recebe um voucher que deve ser entregue ao hotel na hora do seu ingresso, comprovando que sua estadia já estava previamente paga.

Voucher em instituições de ensino

Nos Estados Unidos, voucher também é o nome dado a um bolsa de estudos, que garante que um aluno consiga estudar em uma escola ou faculdade particular sem pagar.

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).