Vitas


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Vitas é o nome artistico de Vitaliy Vladasovich Grachov, um cantor famoso na Rússia desde os anos 2000, que acabou se tornando um meme mundial por causa de seu agudo poderoso, seus figurinos futuristas e sons estranhos.

No ocidente, o cantor ficou conhecido por causa de sua música The 7th Element. Apesar da letra ser em russo, Vitas fala coisas estranhas e sem significado como "chandra chandra bendram", além de fazer um barulho estranho com a boca, que foi batizado pela internet como "BLBLBLBL".

Isso, misturado à sua aparência excêntrica e elementos esquisitos do vídeo, fizeram que The 7th Element se tornasse um fenômeno mundial, servindo de base para centenas de memes.

Mas quem é Vitas?

Apesar de muitos acharem que Vitas é russo, na verdade ele é um cantor nativo da Letônia, que se tornou muito famoso na Rússia em meados de 2000. Vitas chegou a ganhar diversos prêmios e ser o cantor mais bem pago no país.

Vitas ficou conhecido por causa de seus agudos impressionantes e sobre-humanos, que fizeram com que ele fosse conhecido como o "homem-golfinho".

Para reforçar essa ideia de que Vitas fosse um mutante, em seu clipe "Opera Nº 2", ele aparece na forma de um ser metade homem e metade peixe. Além disso, ele começou a aparecer nos shows com roupas que escondessem seu pescoço.

Outro fator que chama a atenção no cantor é o seu estilo curioso, que mistura opera, sintetizadores, e um visual futurista. Inclusive, as roupas usadas por Vitas eram desenhadas por ele mesmo, que além de cantor e compositor, também é estilista.

E como ele virou um meme no resto do mundo?

Apesar de ser levado muito a sério na Rússia, foi difícil para o resto do mundo não vê-lo como um meme.

No ocidente, Vitas só ficou conhecido em 2015, quando um usuário do Reddit fez uma postagem com o videoclipe de The 07th element, que havia sido lançada na Rússia em 2000.

Logo, o mundo se encantou pelo cantor e passou a buscar outras músicas onde ele mostrava todo seu poder vocal, como é o caso a música Smile.

No Brasil, o cantor se popularizou somente em 2017, porém seu sucesso foi absurdo! Por muitos meses, os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo foram os lugares do mundo onde mais se escutou o cantor no Spotify. Nesse período, Vitas chegou a crescer 187% na plataforma.

Rapidamente, memes e paródias começaram a ser feitas, e Vitas passou a ser visto em todos os lugares.

Veja alguns memes e paródias das canções de Vitas

A grande maioria dos memes com o Vitas são de montagens, onde colocam trechos de suas músicas e videoclipes em outros contextos. As canções mais usadas são a Smile, no trecho em que ele dá seu maior agudo, e a The 7th element, nas partes em que ele faz seu icônico "BLBLBLBL".

7th Element tem até uma versão de penas

O que será que passa na cabeça de algumas pessoas?

He-man e Vitas tem tudo a ver, não é?

Você se identifica mais com o burro ou com o Shrek nessa cena?

Vitas Thanos

Em fevereiro de 2018, o Youtuber brasileiro Aldo Jones publicou uma paródia para o filme Vingadores - Guerra Infinita, em que Thanos aparecia cantando "The 7th Element". Em três meses, o vídeo ganhou mais de 4,5 milhões de visualizações e serviu de base para diversas outras montagens utilizando Thanos e Vitas.

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).