Vintage


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Vintage é um termo inglês que significa algo antigo ou clássico, geralmente sendo usado para se referir à objetos, roupas, acessórios e carros de décadas passadas.

São considerados vintage os objetos que possuem entre 20 a 100 anos. O termo passou a ser usado em campos da decoração e da moda, para designar um estilo que utilize esses itens antigos.

Vintage também pode se referir ao ano de uma boa colheita de uvas, sendo utilizado para denominar vinhos de alta qualidade.

Origem do termo “vintage

A expressão vintage tem origem anglo-francesa, sendo inspirada do latim “vindemia”, que significa “colheita de uma vinha”.

O termo é utilizado pelos produtores de vinho para designar uma safra ou ano de boa colheita de uvas, em que todas as condições colaboraram para que os vinhos produzidos tivessem uma qualidade excepcional.

No inglês, o termo vintage passou a ser associado às peças e objetos que marcaram uma época, tornando-se clássicas.

Estilo Vintage

Estilo Vintage

No mundo da moda, estilo vintage se refere às roupas e acessórios antigos, que marcaram as décadas passadas. Geralmente o estilo vintage resgata peças das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60, e costumam ser encontradas em brechós.

Entre as roupas e acessórios desse estilo podemos destacar o uso de óculos grandes, estampas, saias de comprimento médio e laços.

Nos Estados Unidos e outros países, lojas vintage são os estabelecimentos que vendem itens e roupas antigas, sendo o mesmo que os brechós no Brasil.

Decoração Vintage

decoração vintage

O estilo de decoração vintage é baseado no uso de itens, móveis e objetos que eram utilizados em décadas passadas. Para ser considerado vintage, esses objetos devem ser originais e não é comum que se façam modificações em sua restauração.

Esse tipo de decoração costuma dar um ar clássico e bucólico aos ambientes. É comum o uso de tons envelhecidos e amarronzados, móveis de madeira, estampas antigas e objetos gerais de outras décadas, como máquinas de escrever e câmeras analógicas.

Carros Vintage

Carro Vintage

Os carros considerados vintage são modelos antigos, geralmente das décadas de 40, 50, 60 e 70. Estes carros costumam ser muito procurados por colecionadores, mas também podem ser vistos em casamentos, para a chegada da noiva, ou outros eventos.

Alguns exemplos são o Boss 429 Mustang e o Chevrolet Camaro, de 1969.

Diferença entre vintage e retrô

É considerado vintage qualquer peça antiga que tenha pelo menos 20 anos, ou seja, são itens da década de 80 e anteriores. Porém, esses objetos não devem passar dos 100 anos, pois a partir daí eles seriam considerados antiguidades.

Por outro lado, o retrô é uma reprodução atual de peças antigas. Ou seja, nesse estilo, são confeccionados novos itens, que são inspirados em objetos, roupas e peças do passado.

Essas reproduções podem ser cópias fiéis, ou recriações baseadas em itens antigos.

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).