Véio da Havan


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

“Véio da Havan” é o apelido que a internet deu ao empresário Luciano Hang, dono da empresa Havan. Ele acabou ganhando popularidade na rede ao expressar seu apoio ao presidente Bolsonaro, durante as eleições de 2018.

Nos vídeos que ele publicava, Luciano fazia declarações alarmistas, espalhava fake news e fazia aparições toscas usando fantasias, o que fez com que ele virasse uma piada na internet.

Véio da Havan

Como Luciano Hang virou o véio da Havan?

Durante as eleições de 2018, Luciano Hang se tornou um dos principais defensores dos ideais do então candidato Jair Bolsonaro.

Em seus vídeos publicados na internet, que alcançaram mais de 80 milhões de pessoas, Hang aparecia todo vestido de verde e amarelo, denunciando a “ameaça comunista” no Brasil.

Segundo o empresário, se o Brasil não fosse comunista existiriam milhares de bilionário no país. Em outras declarações, ele dizia que o aquecimento global não existia, e chegou até mesmo a "denunciar" uma melancia por ser comunista! (é isso mesmo).

Apesar de Luciano Hang ter apenas 56 anos, seu comportamento “fora da razão” fez com que ele fosse apelidado pela rede de “véio da Havan”, brincando com o fato de que ele já estaria muito velho e sem lucidez.

O apelido de Véio da Havan foi criado como uma forma de afronta ao empresário, porém, ele acabou por abraçar o apelido e até mesmo usá-lo em publicidades.

A polêmica com a Sheherazade

No dia 22 de junho de 2019, em mais um de seus surtos na internet, o “véio da Havan” chamou a apresentadora do SBT Raquel Sheherazade de comunista e pediu sua demissão ao Silvio Santos, dono da emissora.

Acontece que Sheherazade já era figura conhecida na internet, que sempre fez declarações a favor da direita e de caráter extremistas.

Não demorou para que a internet se mobilizasse com o fato dele chamar Sheherazade de comunista, respondendo com críticas e memes.

A gente vai pro movimento estudantil, corre de bomba e gás, faz humanas, estuda Marx, Engels, Lenin, Gramsci, filia-se ao PT, ao PCdoB, ao PSOL, compra camisa do Che, deixa a barba crescer, pro véio da havan chamar a Sheherazade de comunista? Desaforo.

— Ricardo Pereira (@ricardope) 24 de junho de 2019

Veja alguns memes sobre o Véio da Havan

Apesar dele mesmo se ridicularizar na maioria das vezes, a internet também não perdoa. Com isso, vários memes sobre o véio da Havan podem ser encontrados na rede, principalmente no Twitter.

Nem Jesus aguentou esse véio

Jesus dando um pau no véio da Havan ao som da abertura de Evangelion passando na sua tl, seja abençoado. pic.twitter.com/kkc0Nycs0z

— Augusto Diniz (@AugustocomK) 22 de junho de 2019

Em breve nos cinemas

Velozes e furiosos - desafios na loja do veio da havan pic.twitter.com/2PuGsHfXek

— girl boss (@anniices) 23 de junho de 2019

Queima, Quengaral

Na treta entre a Rachel Sheherazade e o véio da Havan, eu fico do lado da tretaQueima, kengaral 🔥 pic.twitter.com/vcJgtkbv0y

— #EleNão (@soubolsofobico) 23 de junho de 2019

E por fim, temos um consenso da internet, que é:

eu não aguento mais o veio da havan

— contagem para o fim do governo bolsonaro (@acababozo) 23 de junho de 2019

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).