Trollar


Trollar é uma gíria da internet que significa zoar, enganar, tirar sarro de alguém. A gíria se originou a partir da palavra troll, termo usado na internet para representar o usuário que gosta de enganar os demais, principalmente com o propósito de humilhar. 

Quando se diz que alguém foi trollado, significa que a pessoa caiu em uma trollagem, ou seja, numa "pegadinha" ou armação feita pelo troll. 

Mas o que é um troll e de onde veio esse termo?

Não alimente os trolls
"Por favor, não alimente os trolls"

O troll é a pessoa que faz as armadilhas para enganar os outros. O significado que hoje damos a essa palavra surgiu de uma confusão com o termo em inglês "trolling", usado para descrever pessoas que sempre procuravam iniciar discussões on-line.

A palavra trolling é comumente usada para descrever um método de pesca, onde o pescador usa iscas. Essas iscas atraem os peixes desavisados, intrigando-os com o modo como se movem pela água e fazendo com que mordam a isca. Assim como no trolling o pescador engana o peixe para que ele caia na armadilha, na Internet o troll também engana as pessoas para que elas caiam. 

Acredita-se que esse termo tenha se popularizado como tal na Usenet (sistema de troca de informações em rede). O troll era o usuário que sistematicamente entrava nos fóruns para provocar os participantes. Foi até criado o jargão "don't feed the trolls" (Não alimente os trolls), para instruir os participantes das comunidades para não darem atenção às provocações deliberadas dos trolls.

Troll Face

troll face

O meme Troll Face, que significa rosto do troll, é bastante popular na internet. Geralmente ele é usado em imagens para substituir o rosto do indivíduo que conseguiu trollar alguém.

Veja também outras gírias populares na Internet.