Terminar em pizza


Terminar em pizza é uma expressão usada para se referir a uma situação que não foi solucionada e ficou da mesma maneira que começou. Pode se referir a situações de impunidade, quando alguém não é responsabilizado por um ato grave que tenha cometido.

É uma expressão muito popular para se referir a acontecimentos no universo da política, especialmente quando políticos não são responsabilizados por atitudes que mereciam algum tipo de condenação. Quando há um escândalo sem punição, costuma-se dizer que "acabou em pizza".

"Terminar em pizza" em inglês: come to nothing, come to nought.

Origem da expressão

Conta-se que na década de 60, o time de futebol do Palmeiras passava por uma grande briga interna. Depois de uma longa e bem sucedida reunião para tentativa de acordo, os dirigentes do time foram a uma pizzaria comemorar e pediram 18 pizzas tamanho gigante.

No dia seguinte, um jornal publicou uma manchete que dizia: "Briga no palmeiras termina em pizza". A partir daí a expressão começou a ser utilizada para todos os tipos de brigas, acusações e escândalos que no final terminavam bem ou sem solução.

Exemplos

  • Depois de tanta discussão, tudo terminou em pizza.
  • É mais um escândalo político que acabou em pizza.
  • Essa briga entre eles vai terminar em pizza, como sempre.