Ter ouvido de tuberculoso


Ouvido de tuberculoso é um ditado popular muito comum no Brasil, usado para se referir a alguém que escuta muito bem, ou seja, tem uma audição bastante apurada. 

Ao contrário do que muitos pensam, a tuberculose não aumenta a audição dos doentes, mas sim pelo contrário. Em alguns casos, como a meningite tuberculosa, a pessoa corre o risco de perder a capacidade de ouvir.

Origem da expressão "Ouvido de tuberculoso"

Existem duas prováveis origens para a expressão ouvido de tuberculoso, sendo que ambas datam da primeira metade do século XX (por volta da década de 1940).

Pelo fato da tuberculose ser uma doença letal e muito contagiosa, por vários anos os seus portadores buscavam o sigilo absoluto sobre o assunto. Por receio de ouvir comentários suspeitos de pessoas próximas, criou-se a ideia de que os tuberculosos estão sempre atentos aos cochichos e conversas alheias

Por este motivo é comum falar que os fofoqueiros - pessoas intrometidas e que ficam constantemente atentas às conversas das outras pessoas - têm ouvido de tuberculoso.

Como ele sabe que chegamos? Ele tem ouvido de tuberculoso!

Joana tem ouvidos de tuberculoso! Ela estava na sala do lado e ouviu toda a nossa conversa.

Não adianta tentar dar susto nele, ele tem ouvido de tuberculoso!

Outra explicação para a origem desta expressão popular é que antigamente, devido a pouca eficácia dos tratamentos para a doença, os tuberculosos eram isolados, seja em casa ou nos sanatórios. 

Por este motivo, acabavam por estar em locais mais silenciosos e sossegados, ou seja, sem muito barulho. Assim, estavam sempre atentos aos mais ínfimos ruídos.