Tchutchuca dos Banqueiros


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Tchutchuca é uma gíria usada no Brasil durante os anos 2000, para dizer que uma menina é bonita, atraente. A gíria surgiu com a banda “Bonde do Tigrão”, e acabou ficando conhecida em todo o Brasil por causa da popularização do funk carioca.

O termo Tchutchuca voltou a ter relevância no Brasil por causa de um episódio que ocorreu no dia 03 de abril de 2019, durante uma audiência na câmara dos deputados, sobre a reforma da Previdência.

Os ânimos se exaltaram ao ponto do deputado federal Zeca Dirceu dizer que o ministro da Economia, Paulo Guedes, era um “tigrão com aposentados, mas tchutchuca com os mais privilegiados". Paulo Guedes, por sua vez, rebateu dizendo que "“Tchutchuca é a mãe, é a avó”.

Ambos os termos, “tchutchuca” e “tigrão”, têm referência na música "Tchutchuca" do Bonde do Tigrão, lançada em 2001 pelo grupo de funk carioca.

Devido ao episódio que ocorreu na câmara, a gíria tchutchuca e a música do grupo voltaram a ter picos de buscas no Google. Já as hashtags #TchutchucaDosBanqueiros e #SomosTodosPauloGuedes entraram nos Trending Topics do Twitter no dia 04 de abril.

tchutchuca

Veja alguns dos melhores tweets sobre o "Tchutchuca dos Banqueiros"

#TchutchucaDosBanqueiros KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKO mais engraçado é ele cair na pilha kkkkkkkkk É frágil sem ser cristal. pic.twitter.com/sZ2Mi19cbc

— GutoTV (@gutoparodias) 4 de abril de 2019

Playlist de hoje está bombando....#TchutchucaDosBanqueiros pic.twitter.com/xTuztZPvGy

— Ines Prado (@inesdlx) 4 de abril de 2019

Como funciona a masculinidade frágil:“Você é despreparado!” - ok“Você é um idiota!” - ok“Você não serve pra nada!” - ok“O Brasil não precisa de você!” - ok“Você é tchutchuca” - O SENHOR ME RESPEITE TCHUTCHUCA É A TUA MÃE SEU ARROMBADO EU VOU TE ARREBENTAR NA PORRADA

— Felipe Neto (@felipeneto) 4 de abril de 2019

gente o Paulo Guedes NÃO quer ser chamado de TCHUTCHUCA DOS BANQUEIROS!não é pra chamar o Paulo Guedes de tchutchuca dos banqueiroschamar Paulo Guedes de tchutchuca dos banqueiros será proibidoavisem todos para não chamarem o Paulo Guedes de #TchutchucaDosBanqueiros talkey?

— Iuri K. (@cinefilo_K) 4 de abril de 2019

#TchutchucaDosBanqueiros Amigo ....como eu faço pra me aposentar ?😝😝 pic.twitter.com/BS4VCgMK73

— João Mikhail 🍊🇱🇧🇵🇸🍊 (@joomikhail) 4 de abril de 2019

Vem tchutchuca lindaSenta aqui com o mitinhoVou te pegar no coloE te chamar de meu postinhoTe dou um ministérioPara nos enriquecerEscute o banqueiroE acabe com BPCVem,vemTchutchucaCom o pobre é um TigrãoMas ele gosta mesmoÉ de fundo de pensão#TchutchucaDosBanqueiros

— 2COISA | Ministro Autoproclamado do GOZex (@duascoisa) 4 de abril de 2019

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).