Tbt


Tbt é a abreviação de Throwback Thursday, expressão em inglês que pode ser traduzida literalmente como "Quinta-feira do Retorno" ou "Quinta-feira do Retrocesso". O seu uso é muito comum nas redes sociais como uma hashtag (#TBT ou #ThrowBackThursday), principalmente para marcar fotos e publicações que remetem a algo ocorrido no passado.

A hashtag #tbt serve para categorizar uma publicação (em especial fotografias ou imagens) que não são atuais. Assim, toda a quinta-feira o usuário pode publicar uma "lembrança" do passado e usar o #tbt para identificar que se trata de uma foto antiga.

O tbt é bastante popular principalmente no Instagram e Twitter

tbt twitter
Perfil do @RockinRio no Twitter usando o #tbt para recordar algo que já aconteceu.

Supostamente, a sigla TBT teria aparecido pela primeira vez em 2003 no site Urban Dictionary. No entanto, o uso do termo como uma hashtag se popularizou com o Twitter, no começo da segunda década do século XXI.

#TBT e #FBF

flashback friday

FBF é a abreviação de Flashback Friday ("Sexta-feira de Flashback", na tradução livre para o português). Assim como o #TBT, o #FBF também é uma hashtag usada para identificar publicações (fotos, predominantemente) que remetem ao passado. 

Esta hashtag foi criada como uma alternativa para as pessoas que esqueceram de publicar suas fotos antigas na quinta-feira. Para evitar a incoerência de usar o #ThrowbackThursday numa sexta-feira, o usuário pode marcar a sua foto com o #FBF ou #FlashbackFriday.

Além de servir para identificar e categorizar as publicações, o uso de hashtags nas redes sociais (principalmente #tbt e #fbf), também serve para atrair outros usuários a visualizarem o conteúdo que foi publicado.

Desta forma, o alcance da publicação é potencializada, ou seja, a probabilidade de ser vista por mais gente e se tornar popular é maior em comparação com as publicações sem hashtags.