Tbt significa a abreviação de Throwback Thursday, expressão em inglês que pode ser traduzida literalmente como "Quinta-feira do Retorno" ou "Quinta-feira do Retrocesso". O seu uso é muito comum nas redes sociais como uma hashtag (#TBT ou #ThrowBackThursday) usada às quintas-feiras, principalmente para marcar fotos e publicações que remetem a algo ocorrido no passado.
A hashtag #tbt serve para categorizar uma publicação (em especial fotografias ou imagens) que não são atuais. Assim, toda a quinta-feira o usuário pode publicar uma "lembrança" do passado e usar o #tbt para identificar que se trata de uma foto antiga.
O tbt é bastante popular principalmente no Instagram e Twitter.

Como usar o #TBT nas redes sociais?
Primeiro, você deve escolher uma imagem que represente uma lembrança, ou algum acontecimento passado, e na sua legenda você coloca o #tbt.

Caso queira, você pode optar entre postar a sigla como hashtag (#tbt) ou a palavra completa (#Throwback Thursday). Exemplo:

Lembrando que, para dar mais sentido a tradução, já que a hashtag se refere às quintas-feiras, você deve postar uma imagem neste dia em específico. Entretanto, muitas pessoas acabaram adotando o tbt fora do dia oficial, por isso é bastante comum encontrar legendas indicando as lembranças em outros dias.
O que significa o #FBF?
FBF é a abreviação de Flashback Friday ("Sexta-feira de Flashback", na tradução livre para o português). Assim como o #TBT, o #FBF também é uma hashtag usada para identificar publicações (fotos, predominantemente) que remetem ao passado.
Esta hashtag foi criada como uma alternativa para as pessoas que esqueceram de publicar suas fotos antigas na quinta-feira. Para evitar a incoerência de usar o #ThrowbackThursday numa sexta-feira, o usuário pode marcar a sua foto com o #FBF ou #FlashbackFriday.
Além de servir para identificar e categorizar as publicações, o uso de hashtags nas redes sociais (principalmente #tbt e #fbf), também serve para atrair outros usuários a visualizarem o conteúdo que foi publicado.
Desta forma, o alcance da publicação é potencializada, ou seja, a probabilidade de ser vista por mais gente e se tornar popular é maior em comparação às publicações sem hashtags.
Saiba mais sobre o FBF.
Origem do TBT
Supostamente, a sigla TBT teria aparecido pela primeira vez em 2003 no site Urban Dictionary. No entanto, a primeira menção conhecida do termo foi usada em 2006, sendo o título de uma série de desenhos animados que foram renovados pelo artista Saxton Moore.
Em julho do mesmo ano, um blog de fã do tênis Nice Kicks começou a criar seu próprio Throwback Thursday, destacando alguns dos tênis da marca na década de 90. Essa série de postagens foi até junho de 2012, servindo como inspiração para outras pessoas a postarem suas lembranças com a sigla.
O uso do TBT como uma hashtag se popularizou graças ao Twitter, em meados de 2012.