Stalkear


Stalkear é uma gíria do idioma português, baseada na palavra inglesa stalker, que significa literalmente "perseguidor". Assim, esse "verbo" costuma ser usado para se referir ao ato de "espionar" ou "perseguir" as atividades de determinada pessoa nas redes sociais.

Um stalker é a pessoa que "stalkeia", ou seja, que segue passo a passo todo o comportamento de alguém na internet. Por exemplo, olhar todas as fotos no Facebook e Instagram, além de ver todos os usuários que curtiram as publicações e, ainda por cima, ver tudo o que os amigos da pessoa stalkeada publicaram.

Exemplos:

Passei o dia stalkeando a Maria. Já sei que ela está com um namorado novo.

Não gosto que fiques stalkeando os outros. 

Comecei a stalkear a minha professora no Facebook. 

Normalmente, os usuários stalkeiam outros por dois principais motivos: ciúmes ou curiosidade, que também pode estar relacionada com o interesse romântico. Por isso, geralmente ex-namorados, amigos, inimigos e crushs são os alvos.

meme stalke

Originalmente, o uso do termo stalkear começou fora do contexto online. Na década de 80, era chamado de stalking a perseguição que as celebridades sofriam, seja dos fãs ou da mídia.

O ato de stalkear nas redes sociais não é considerado um crime, mas dependendo do nível de perseguição, a pessoa que stalkeia pode sofrer com alguns punimentos que estejam previstos na legislação em vigor.