Spoiler


Spoiler é uma gíria que se refere à quando alguém revela informações sobre alguma parte de uma obra de ficção, como um livro ou filme, sem que a outra pessoa tenha visto antes. Essa palavra tem origem no verbo em inglês spoil, que significa estragar.

Contar spoilers sem aviso é considerado algo muito ruim, e além de irritar algumas pessoas, pode ser até motivo para banimento de usuários em sites ou grupos de debate sobre séries e filmes. Revelar spoilers também pode ser usado como um método de "trollar" alguém on-line.

O spoiler não necessariamente precisa contar todo o fato, ou o final da trama. Pode ser qualquer parte de uma fala, texto, imagem ou vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos.

Exemplos:

Não acredito que você postou esse spoiler!

Se você continuar contando esses spoilers eu vou te banir do grupo.

Não vou entrar no Facebook hoje para não ver spoilers.

A pessoa que dá o spoiler pode agir de maneira inconsciente e acabar falando o que descobriu com outros, sem pensar se as pessoas querem saber. Mas existe também o spoiler “profissional”, que são os sites especializados em contar fatos sobre séries, livros e filmes.

Veja o que significa Trollar.

Spoiler Alert

Spoiler alert

A expressão "spoiler alert" é usada quando algum conteúdo sobre um filme, série ou livro pode revelar elementos importante sobre a história. Assim, se uma pessoa ainda não viu um filme ou série e está lendo sobre isso, ao ver esse aviso ela sabe que ali vão ser revelados acontecimentos importantes sobre a série.

Os avisos de spoilers on-line começaram a ser usados em grupos de notícias no início dos anos 90 para preceder informações importantes sobre obras ficcionais. Atualmente, muitos blogs sobre séries e filmes e mesmo a Netflix já contém avisos contra spoilers.

Veja alguns memes sobre spoilers

Spoiler

Spoiler 2

Spoiler 3

Spoiler

Veja também outras gírias populares na Internet.