Slenderman


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Slenderman é uma lenda urbana que se originou na Internet, sendo considerado o primeiro grande mito da web. Ele é representado como uma figura estranhamente alta e magra, frequentemente retratada sem rosto. Por vezes ele também é descrito com membros que podem se esticar, ou tentáculos saindo de seu corpo.

Segundo a lenda, o Slenderman costuma perseguir crianças, se escondendo em florestas ou perto de árvores, para depois as capturar e matar. Ele também pode ser visto em fotografias de crianças, antes delas desaparecerem, e algumas pessoas dizem que sentem sua presença, porém quando se viram para ver, ele já não está.

Slenderman

O Slenderman foi uma lenda urbana que surgiu na Internet, porém sua história acabou ganhando grandes proporções, com pessoas em diversas partes do mundo relatando que viram a estranha criatura. Sua história também acabou ganhando outras narrativas, curtas e até mesmo um filme.

Origem do Slenderman

Na verdade, a história do Slenderman se trata de uma Creepypasta, ou seja, uma lenda urbana que foi criada na Internet. Ele surgiu de um concurso de photophop lançado pelo fórum Something Awful em 2009, que tinha como temática "fotos paranormais".

O objetivo do concurso era transformar fotografias comuns em imagens assustadoras por meio de edição, e depois postá-las em fóruns de temática paranormais, como se fossem fotos reais.

Foi quando o usuário Eric Knudsen, conhecido pelo nick Victor Surge, postou duas fotografias em preto e branco de crianças, com um ser estranho escondido na foto. Juntamente, ele colocou uma pequena descrição do Slenderman, como uma criatura misteriosa que perseguia crianças.

Origem slenderman
Uma das fotos originais do Slenderman

No mesmo ano, outros usuários começaram a editar suas próprias fotos do Slenderman, dando continuidade à sua história. Com o tempo, a estranha criatura também foi ganhando espaço em outros fóruns, sites e até mesmo fora da Internet.

Veja o que é Creepypasta e conheça algumas das mais bizarras lendas da Internet

Os games inspirados no Slenderman

Além das histórias divulgadas na Internet, alguns games sobre o Slenderman ajudaram a estabelecer sua lenda em todo o mundo.

O primeiro deles foi o Slender: The Eight Pages (Slender: As oito páginas), criado por Mark J. Hadley e lançado em 2012. O objetivo do jogo é coletar oito páginas que estão escondidas em uma floresta super sombria, enquanto tenta escapar da perseguição do Slenderman.

À medida que você coleta as páginas, o cenário fica mais assustador e o Slenderman se aproxima de você com maior facilidade, criando uma tensão no jogo. Além disso, o jogador não possui nenhuma arma, apenas uma lanterna.

Apesar do gráfico do jogo ser bem simples, sua atmosfera fez com que ele fosse considerado um dos jogos mais assustadores da história.

O game teve uma continuação, chamada de Slender: The Arrival. Nele, a personagem principal, chamada de Kate, ganha algumas novas missões para concluir, enquanto é perseguida pelo Slenderman.

Além desses dois games, que ajudaram a perpetuar a fama do Slenderman, atualmente existem diversos outros jogos inspirados nessa lenda urbana, tanto para pc quanto para mobiles. Dentre eles podemos destacar: Slender Man's Shadow, SlenderMan: Mystery Forest, Slender Rising 2 e Slender Man Origins.

Quando a Creepypasta se torna real

A lenda do Slenderman se propagou de tal forma que acabou se tornando um crime real, que ocorreu no Estado americano de Wisconsin.

Em 2014, duas meninas de 12 anos esfaquearam uma colega de escola, por acreditarem que o Slenderman iria matar suas famílias caso elas não o fizessem. Em fevereiro de 2019, o juiz responsável sentenciou uma das meninas a 40 anos de reclusão, sob supervisão de um instituição psiquiátrica.

Em 2017, a HBO lançou um documentário chamado Beware the Slender Man (Cuidado com o Slenderman), que retratava o caso das meninas de Wisconsin. O documentário analisa como o isolamento dos jovens, sua saúde mental e o ambiente conflituoso da Internet influenciaram a atitude violenta das jovens.

Slenderman: o filme

Em 2018, a Sony Filmes lançou um longa de ficção baseado na história de Slenderman, dirigido por Sylvain White. Porém, o filme recebeu avaliação negativa de muitos críticos e jornais, como o New York Times.

Trender man: o primo do Slenderman

A lenda do Slenderman inspirou alguns outros personagens, e até memes! Um deles é o Trender man, descrito como seu primo que tem uma paixão por moda. Seu nome faz um trocadilho entre Slender e Trender, que vem de Trends (tendências, em inglês).

Ele é representado por um manequim sempre bem vestido, e assim como o Slenderman, ele também não tem rosto.

Trenderman

A foto que deu origem ao meme foi postada por um usuário do Tumblr em 2012, e rapidamente se popularizou na rede social e em sites geradores de memes.

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).