Senpai


Senpai é um modo de tratamento honorífico japonês, usado para expressar que determinada pessoa tem mais experiência do que outra, agindo como um mentor, professor, mestre, etc. É uma palavra que conota grande respeito e admiração.

No ocidente, o termo senpai se popularizou através dos animes e mangás, onde é comum a presença de personagens com essa característica nas histórias. E, com base nas animações japonesas, muitas pessoas passaram a usar essa forma de tratamento para se referir àqueles que admiram. 

A partir dessa admiração também é comum que nasça um sentimento amoroso de um Kōhai (explicação sobre os kōhais está logo abaixo 👇) para com um senpai. Aliás, esses são cenários muito explorados em alguns animes do gênero slice of life, shoujo ou de vida escolar.

Senpai e Kōhai

Mesmo não havendo uma tradução literal para Kōhai (ou Kouhai), este pode ser entendido como o mesmo que calouro ou novato. É o oposto de um senpai, ou seja, alguém que não tem muita experiência ou know-how em algo.

Tirando algumas exceções, a relação entre os senpais e kouhais costuma ser amigável. Os veteranos tendem a ajudar os novatos a superarem certos desafios que eles mesmos já enfrentaram no passado. 

Devido a natureza pacífica do relacionamento entre senpais e kouhais, a admiração e respeito que estes últimos sentem pelos mais experientes é grande. 

Senpai, me nota! (Notice me, senpai)

notice me senpai
"Senpai! Eu te amo, senpai! Por favor, me nota!"

I hope senpai will notice me (eu espero que o senpai me note, em português) é uma expressão em inglês que se popularizou entre os consumidores de animes e mangás (conhecidos por otakus, no ocidente).

Existem muitos memes em referência ao "me nota, senpai", normalmente usados por pessoas mais novas que têm um crush pelos veteranos. Assim, o desejo de quem usa essa expressão é que toda a atenção dada ao indivíduo que está em um "nível superior" seja recíproca.

Vale lembrar que senpai não é sinônimo de crush, mas no Brasil (assim como em outros países ocidentais), a expressão "me nota, senpai" é usada quando o veterano desperta um algum tipo de interesse romântico no kouhai (calouro/novato).

Aproveite e veja o significado de Crush.

Senpai memes

Os memes envolvendo o "me nota, senpai" (notice me, senpai), normalmente mostram imagens onde o personagem central aparece com "cara de coitado", ou seja, com feições apelativas, de desespero, de admiração e súplica.

me nota senpai
"Me nota, senpai"

senpai me nota

notice me senpai

notice me senpai

senpai me notou
"Senpai me notou!!"