Save the Date


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Save the date é uma expressão em inglês que significa “salve essa data” ou “reserve essa data”.

O termo ficou conhecido por causa de um pré-convite de casamento que leva esse nome. Esse convite contém apenas informações básicas, como data e local do evento, e o noivos devem enviá-lo para os convidados com um tempo maior de antecipação, para que eles fiquem cientes daquela data e não marquem outros compromissos no mesmo dia.

A frase começou sendo usada nos Estados Unidos, apenas para convites de casamento. Atualmente, o “save the date” se popularizou em diversos países, como o Brasil, e passou a ser usado em diversos outros eventos, como aniversários, formaturas ou festas em geral.

O convite “save the date” em casamentos

save the date casamento

O convite “save the date” funciona como um pré-convite de casamento, onde os noivos informam a data e local, para que os convidados marquem em sua agenda com certa antecedência.

Esse tipo de convite costuma ser muito útil quando o evento ocorre em outro estado ou país, dando tempo suficiente para os convidados se organizarem.

Por causa disso, o “save the date” geralmente deve ser enviado com cerca de 6 meses de antecedência. Já os convites são enviados depois, contendo maiores detalhes sobre o evento.

O "save the date" pode ser entregue pessoalmente, porém, atualmente é muito comum que ele seja enviado por e-mail, ou mesmo pelo Whatsapp.

O "save the date" para outros tipos de evento

Apesar do "save the date" ter iniciado apenas para casamentos, atualmente a ideia é utilizada para os mais diferentes tipos de eventos, como formaturas, shows, festas de aniversários, e até mesmo para avisar datas de futuras promoções em lojas.

Além de estar presente nos convites, a frase é comumente estampada em cartazes de eventos, reforçando a ideia das pessoas lembrarem daquela data para o evento.

save the date convite

Caso seja uma festa ou show, o aviso antecipado proposto pelo "save the date" também dá um tempo a mais para as pessoas juntarem dinheiro, comprarem ingresso e se organizarem.

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).