Queima Quengaral


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Queima quengaral é uma expressão cearense, que ficou famosa na Internet por causa de um concurso de vaias que ocorreu num programa de televisão. Em sua vez, a participante Erlineide Teles começou a gritar "queima quengaral", enquanto vaiava.

O modo como ela ficou gritando, e a frase em si chamaram a atenção das pessoas, e aquele momento acabou se tornando um meme.

O Concurso de Vaia Cearense aconteceu no Programa João Inácio Show, exibido pela TV Diário de Fortaleza.

Mas de onde veio a expressão Queima Quengaral?

Segundo o conhecimento popular, essa antiga expressão cearense teve origem em um incêndio, que atingiu um prostibulo no centro de Fortaleza durante o século XIX.

A casa, que era frequentada por homens da alta sociedade, acabou pegando fogo. Enquanto as garotas de programa tentavam apagar o incêndio, mulheres casadas e "de família" que passavam na rua xingavam e gritavam "Queima quengaral".

O termo quengaral, por si, tem origem na gíria "quenga", usada para se referir às profissionais do sexo.

Daenerys e “Queima quengaral”

Apesar do meme do Queima Quengaral ter feito grande sucesso na Internet anos atrás, ele já havia sido esquecido por muitas pessoas. Porém, no início de 2019, um capítulo da série Game of Thrones nos relembrou essa expressão.

- Atenção, spoilers da oitava temporada -

Durante o episódio 5 da oitava temporada de Game of Thrones, após Daenerys invadir Porto Real, ela teve um ataque de raiva e ateou fogo em toda a cidade e seus moradores.

Após o episódio, começaram a surgir diversos memes no Twitter, associando a frase "Queima Quengaral" à Daenerys colocando toda a cidade em chamas. Depois, pessoas também fizeram montagens, unindo o antigo concurso de vaia com a cena de GoT.

#GameofThrones O sino da rendição tocou.. Denerys: ihhhuul, queima quengaral..Jon e Tyrion: pic.twitter.com/UPFOnMAirt

— Slytherino🍃 (@Slytherino2) 13 de maio de 2019

existe uma cena mais deliciosa que essa?a resposta é NÃOQUEIMA QUENGARAL #GameofThrones pic.twitter.com/eenwurzlQA

— lulø (@mishajackles) 13 de maio de 2019

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).