Que tiro foi esse?


Que tiro foi esse? é uma música da cantora de funk Jojo Todynho (também conhecida por Jojo Maronttinni). Após o sucesso do hit no fim de 2017, o tema da canção virou trilha sonora para diversos memes que viralizaram nas redes sociais. 

A frase faz referência a outra gíria que é comumente usada pela comunidade LGBTQ no Brasil: "que tiro!". Esta expressão é popularmente utilizada quando algo é considerado espetacular ou positivamente impactante.

"Que tiro foi esse?! Que tiro foi esse que tá um arraso?!"

Que tiro foi esse?: o primeiro grande meme de 2018

Várias pessoas começaram a gravar vídeos onde aparecem em locais públicos e, no momento em que toca o primeiro refrão do funk, se jogam no chão violentamente, como se estivessem levado um tiro. Logo em seguida se levantam a começam a dançar ou a andar como se nada tivesse acontecido.

Que tiro foi esse?: memes

Vários outros trocadilhos surgiram nas redes sociais a partir do título da música. Basicamente, a proposta é trocar a palavra "tiro" por alguma outra que rime. Confira alguns:

que tico foi esse

que bino foi esse

que sino foi esse

que tino foi esse

Um meme polêmico

Este meme também foi alvo de várias críticas, principalmente se a frase for levada ao pé da letra. De acordo com os opositores, esta é uma atitude de extrema violência (levar um tiro), que deve ser combatida e não encarada como uma "brincadeira". 

A autora do hit, Jojo Todynho, explicou através das suas redes sociais que a letra não deve ser interpretada literalmente. Para a cantora, a expressão deve ser vista como uma referência direta às gírias da comunidade gay

Como dito anteriormente, para os membros LGBTQ, "que tiro" é o mesmo que "que espetáculo" ,"que maravilha" ou "que arraso".

"Seu cabelo tá lindo, desmaiei!"

"Tá um baque esse teu vestido!"

"Que tiro de look, amiga!"

Uma (suposta) origem macabra

A polêmica sobre o meme também está em uma das supostas explicações para o surgimento dessa expressão. 

Segundo alguns usuários, "que tiro" teria surgido em 2013, quando Edna Célia, de 41 anos, publicou na sua página no Facebook que havia acabado de levar um tiro dentro de casa. 

Antes de ser deletada, a publicação de Edna viralizou na rede social. Muitos usuários pensaram que se tratava de uma brincadeira da mulher e, por este motivo, começaram a compartilhar o post em tom de gozação. 

que tiro foi esse

No entanto, a capixaba foi de fato executada com dois tiros em sua própria casa, em São Mateus, na região norte do estado do Espírito Santo.

Existem várias discordâncias sobre a relação entre o trágico ocorrido e o surgimento do meme atual, no entanto esta continua sendo uma explicação bastante popular na internet.