OTP (One True Pairing)


OTP é a sigla de One True Pairing ("um par verdadeiro", em português), expressão usada para se referir a combinação única de dois personagens em uma história, formando um casal perfeito do ponto de vista do fã.

OTP é uma gíria comum nos fandons (grupos formados por fãs para debater assuntos relacionados ao universo de determinado filme, série, livro, etc), com significado semelhante ao de shippar - torcer para que dois personagens ou pessoas fiquem juntos. Em suma, corresponde ao par de personagens favoritos de um fã.

Meu OTP preferido é Harry e Hermione. 

Muita gente considera OTP e shippar a mesma coisa, no entanto, mesmo estando relacionados, o OTP é tido como o ship preferido do fã. Ou seja, cada pessoa pode ter diversos ships diferentes, mas o seu favorito é classificado como One True Pairing.

O oposto de um OTP é um NOTP ("Not One True Pairing"), ou seja, são os casais que os fãs não gostam de ver juntos.

Existem diversas variações do OTP, dependendo do tipo de combinação que o fã deseja fazer. Por exemplo, um OT3 ("one true threesome"), consiste num trio favorito, um OT4 é o quarteto favorito, um OT5 se refere ao quinteto favorito, e assim sucessivamente.

Harry, Hermione e Ron é meu OT3 favorito.

BROTP

Com a popularização da gíria OTP na internet, principalmente entre os fandons, surgiu uma variação da expressão: BROTP.

Esta é a junção da palavra "brother" ("irmão", em inglês) e One True Pairing. No entanto, esta sigla costuma ser usada para se referir aos fortes relacionamentos de amizade entre dois ou mais personagens. 

A versão feminina do BROTP é o SISTP ("sister + otp").