O que significa TBT e qual é a origem da hashtag


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

A #tbt é uma hashtag muito usada no Status do WhatsApp e em posts do Instagram. TBT é uma sigla da expressão em inglês Throwback Thursday, e seu significado seria algo como quinta-feira do regresso, em livre tradução.

A hashtag é utilizada em legendas de publicações nostálgicas, relembrando de momentos do passado distante ou recente. Ou seja, pode ser uma foto ou vídeo da infância ou da viagem que fez na semana passada. Serve para mostrar que aquele registro não é “de agora”.

Como surgiu #tbt

O primeiro registro online da expressão Throwback Thursday seria de 2003, de acordo com o site especializado Know Your Meme. O termo era usado no título de uma série de desenhos feitos pelo animador Saxton Moore em seu blog. Ele postava versões repaginadas de desenhos animados antigos.

Desenho do desenho animado Pica-Pau estilizado, com olhos esbugalhados e traços de grafite
Versão do desenho animado Pica-Pau feito por Saxton Moore (Reprodução/Sacks10)

No entanto, ainda segundo o site, a frase só se popularizou na internet em novembro de 2011, através das hashtags #throwbackthursday e #tbt. Isso ocorrou apenas meses após o Instagram ter lançado o recurso de marcar publicações com hashtags.

De acordo com o jornal estadunidense The New York Times, o primeiro post do Instagram usando #throwbackthursday na legenda foi feito pelo usuário @bobbysanders22, em 10 de fevereiro de 2011. Nele, Bobby Sanders exibe uma coleção de carros de brinquedo da marca Hot Wheels.

Post do Instagram com coleção de carros de brinquedo Hot Wheels com filtro de enevelhecimento e borda

Em entrevista à publicação, anos depois, Sanders afimou que nem sequer se lembrava de ter tirado aquela foto. O jovem afirmou ainda que nunca tinha visto ninguém usando a hashtag, mas também não sabia que estaria fazendo algo tão original.

Acredita que a ideia tenha surgido porque a sua marca favorita de óculos tinha uma linha chamada Throwback e que, talvez, tenha ficado com isso na cabeça. Como o post foi feito em uma quinta, acabou juntando as duas palavras e, sem saber, criou uma das hashtags mais usadas no Instagram.

Apesar do feito, Bobby Sanders não ganhou fama na rede social e conta com menos de 4 mil seguidores. Mas exibe o feito orgulhosamente na descrição do perfil, em que diz “Estabeleci o #throwbackthursday”.

Como #throwbackthursday virou #tbt?

Hashtag de madeira com pontos de luz em fundo escuro

Em um primeiro olhar, a #throwbackthursday parece uma sopa de letrinhas, não é mesmo? Por ser tão longa, se torna difícil de ser reproduzida, sendo mais passível a erros.

Uma letra faltando ou fora do lugar, impede que uma foto ou vídeo apareça na lista de posts marcados com a hashtag. E, com isso, diminui as oportunidades de ser notado por outras pessoas nas redes sociais.

É provável que, ao longo do tempo, #throwbackthursday tenha sido reduzida a #tbt, uma tag de apenas três letras, para facilitar o uso da marcação. Inclusive, usar hashtags simples e pequenas é uma dica comumente dada por especialistas em mídias sociais.

Qual o dia certo para postar #tbt?

Mulher de óculos, argolas e casaco roxo tira selfie em frente a uma parede de madeira

Como dissemos no início do texto, a tradução de Throwback Thursday seria algo como quinta-feira do regresso ou do retorno. Por isso, quinta se tornou o oficial para o uso da hashtag em publicações de fotos e vídeos relembrando o passado.

No entanto, com o passar do tempo, se tornou comum ver posts com #tbt em outros dias da semana. É provável que seja por muitas pessoas não saberem ou entenderem o significado da tag e pensarem que se refere apenas a posts antigos, sem relacionar às quintas.

Além disso, segundo o site Urban Dictionary, a “liberação do uso” do TBT em outros dias tem a ver com aressignificação da sigla. Throwback Thursday teria se transformado em Throwback To, que seria algo como “De volta a”.

O que isso quer dizer? Que, apesar de a #tbt ser usada principalmente às quintas-feiras, não é errado postá-la em qualquer altura da semana.

Outras hashtags sobre memórias

É verdade que o #tbt é a principal hashtag usada para citar recordações e memórias em publicações. Mas há outras marcações possíveis, inclusive associadas e outros dias da semana. Reunimos alguns exemplos populares (e suas traduções).

  • #mondaymemories (memórias da segunda)
  • #latergram (Instagram tardio)
  • #takemebacktuesday (Terça do leve-me de volta)
  • #waybackwednesday (quarta do retorno)
  • #flashbackfriday ou #fbf (sexta do flashback, das recordações)
  • #tb (sigla para throwback, que significa retorno)

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.