Nollywood Memes


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

No início de 2019, começaram a surgir memes com a imagem de um "menino" negro super expressivo no Twitter. Vídeos com ele refletindo, anotando coisas em seu caderno ganharam novas legendas no Twitter e viralizaram, mas poucos sabiam quem era esse garoto.

Na verdade, a pessoa que aparece nesses memes não é um menino, e sim um homem de 37 anos, chamado Osita Iheme. Ele é um famoso ator de Nollywood, a indústria cinematográfica nigeriana (e terceira maior indústria de cinema do mundo).

A maioria dos trechos que viraram memes são retirados de um filme de comédia chamado Aki na Ukwa, onde Osita contracena junto com Chinedu Ikedieze de 41 anos. Juntos, eles interpretam Aki e PawPaw.

Como cenas de Nollywood viraram meme no Brasil?

Aki e Pawpaw
Chinedu Ikedieze (41 anos) e Osita Iheme (37 anos)

Em meados de abril de 2019, começaram a surgir memes utilizando vídeos em que aparecia um "menino" preocupado com algo, bem reflexivo. Outros vídeos começaram a aparecer, com o menino pensativo folheando um caderno, ou conversando com um amigo. Porém, a maioria dos usuários do Twitter ainda não sabia que esse "menino" na verdade era uma estrela do cinema nigeriano, chamado Osita Iheme.

Osita e seu parceiro Chinedu possuem um tipo de nanismo, que permitiu que eles interpretassem papéis de criança no cinema, como foi o caso do filme Aki na Ukwa. Quando o filme estreou em 2002, Osita já tinha 20 anos de idade, porém interpretava uma criança travessa.

Trechos de seus filmes começaram a chegar no Twitter por causa do perfil @nollywoodroll. As atuações intensas e engraçadas dos atores despertaram o interesse dos usuários que começaram a compartilhar os vídeos dando novas legendas, de modo que explicavam a reação que o ator estava mostrando.

Depois disso, diversos outros usuários também começaram a postar trechos de filmes de Nollywood, dando novas interpretações para as cenas.

Veja alguns dos melhores memes com cenas de Nollywood

quando eu to colando e o professor olha pra mim pic.twitter.com/3JnResIrOP

— Eric (@orickyzinho) 17 de maio de 2019

Eu ligando os pontos quando tô stalkeando. pic.twitter.com/7J9AmsnEXA

— Thiago Mavá (@thiagomava) 13 de maio de 2019

"Quando você percebe que tem um teste amanhã e ainda está nos slides da aula da primeira semana"

Tweet com meme sobre Noolywood

"Vibe de segunda-feira"

Tweet com meme de Nollywood

Veja também:

Atualizado em
Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).