No pain no gain


No pain, no gain é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para o português como "ser dor, sem ganho", "sem dor, não há ganho" ou ainda "sem perdas, sem ganhos". É muito usada como uma frase de motivação entre as pessoas que praticam exercícios físicos, em especial musculação. 

De acordo com a "filosofia" do no pain, no gain, a pessoa que não sentir a dor do esforço nunca conseguirá alcançar o seu sonhado objetivo. Em suma, a mensagem motivacional que a expressão transmite é que não há resultados sem o devido esforço para atingi-los.

Vale ressaltar que a expressão pode ser utilizada a partir do seu sentido figurado. Ou seja, a palavra "dor" pode também significar o "esforço", a "dedicação" ou o "empenho", e não necessariamente o desconforto físico. 

Origem da expressão No pain, no gain

no pain no gain

Originalmente, essa frase começou a ser usada pelos halterofilistas e fisiculturistas, indivíduos que fazem musculação de alta performance, com o objetivo de ter um corpo altamente definido e musculoso. Assim, a expressão era dita como uma forma de estímulo para eles pudessem aguentar a dor física dos exercícios pesados.

No pain no gain: memes

Com a popularização da expressão, esta começou a ser usada em memes e disseminadas na internet, seja como mensagens de motivação ou de teor cômico. Confira alguns exemplos abaixo:

no pain no gain
"Sem dor, sem ganho. Falso, sem ganho sem dor"

no pain no gain

no pain no gain
"Endureça, princesa! Sem dor, sem ganho"

tiririca no pain no gain

Variações de “No pain, no Gain

A popularização do no pain, no gain fez com que algumas variações começassem a surgir. Dentre elas podemos destacar:

No brain, no gain

no brain no pain

No brain, no gain” significa  "Sem cérebro, sem ganhos". Essa variação parte do princípio de que antes de trabalhar o corpo, as pessoas devem procurar métodos inteligentes para conseguir melhores resultados.

Por exemplo, saber o tempo que seu corpo leva para se recuperar dos exercícios, as melhores sequências ou como funciona seu metabolismo. Se você não souber usar seu cérebro a seu favor, será muito mais difícil chegar aos seus objetivos.

Além disso, o “no brain, no gain” também é adaptável para diversos outros contextos, como o sucesso profissional ou acadêmico.

No god, no gain

no god no gain

O termo “no god, no gain” é uma adaptação da frase voltada para o lado religioso, podendo ser traduzida como “sem Deus, sem ganhos”.

No pain, no pain

no pain no pain

Essa versão é perfeita para aquelas pessoas mais preguiçosas. O “no pain, no pain” brinca com a ideia de que se você não fizer exercícios, não vai sentir nenhuma dor.

Veja também: