13 memes dos Millennials que marcaram o início da internet


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Os Millennials, ou Geração Y, são as pessoas que nasceram entre os anos 80 e 2000. Ou seja, são as pessoas que viram a internet nascer. E claro, com ela veio junto o início do memes!

Esses memes eram repassados por e-mail, pelo Orkut e viram o nascimento do Youtube. E apesar da quantidade de memes não ser tão grande como hoje, podemos afirmar que eles eram de altíssima qualidade.

Quer conhecer (ou relembrar) os memes que ficaram famosos entre os Millennials nos primórdios da internet? Então se liga na nossa lista!

1. Avaiana de pau (2004)

Quando o grupo Mundo Canibal veio com o Avaiana de Pau o Youtube ainda nem existia por aqui!

Avaiana de Pau é uma animação que mostrava como os pais deveriam "educar seus filhos". O vídeo, cheio de humor negro, brincava sobre a eficácia de um chinelo havaianas feito de pau, para bater nos seus filhos. Hoje em dia a ideia seria muito criticada, mas na época as pessoas se divertiram muito, principalmente pelos personagens irreverentes e o modo como eles falavam.

E além do Avaiana de pau, o Mundo Canibal teve muitos outros vídeos de sucesso, como o Travesseiro de Preda e o Partoba.

2. As árvores somos nozes (2006)

Um erro de dicção de José Maria Queiroz, enquanto tentava gravar seu primeiro CD de música gospel, acabou ficando famoso nos anos 2000. Ele tentava dizer a frase "O jardineiro é Jesus e as árvores somos nós", porém, mesmo com inúmeras tentativas, ele sempre acabava errando em alguma parte da frase.

Por fim, ele conseguiu finalizar seu CD, porém o ex-produtor do estúdio aproveitou os erros de gravação e as colocou na internet. Logo surgiu uma animação para acompanhar o áudio, que acabou bombando na internet e foi reencaminhado milhares de vezes por e-mail.

3. Os irmãos Crazy Frog (2006)

Os irmãos Crazy Frog ficaram conhecidos na internet após publicarem um vídeo dançando e fingindo que estavam cantando a música "Axle F", que ficou conhecida como Crazy Frog.

O jeito extremamente esquisito que os irmão dançavam, pulando e fazendo caras e bocas, fizeram com que o vídeo fosse um sucesso na internet, ganhando várias versões e memes.

4. Jaspion: Coma um Boi (2007)

Coma um Boi foi um vídeo brincando com uma música tema do antigo seriado de televisão japonês, Jaspion. Nele, a música foi "traduzida" exatamente do modo como era escutada em português.

Apesar da fama, o Coma um Boi não foi o primeiro vídeo que brincava com o som das palavras em japonês. Ele foi inspirado em um vídeo feito pela Companhia do Salame em 2004, onde eles legendam outra música de Jaspion, Galaxy. A versão "O cara tussiu" conquistou a internet, apesar da linguagem pesada.

5. Tunak Tunak Tun (1998)

Muito antes do Psy bombar com o Gangnam Style, o indiano Daler Mehndi já havia ganhado a internet com suas dancinhas esquisitas.

A música Tunak Tunak Tun foi lançada em 1998 e ficou muito famosa por causa de seu videoclipe. O ritmo animado, a coreografia estranha e os fundos coloridos fizeram com o vídeo se tornasse um grande meme, contando com mais de 95 milhões de visualizações no Youtube.

6. Rap do homem macaco (2008)

Lá vem o homem macaaaco, correndo atrás de miiim...

E assim começava um música que acabou viralizando nos anos 2000. O funk que conta a história de um cara perseguido por um "homem macaco" tem uma letra hilária, e que fica ainda mais engraçada por causa da voz super aguda do cantor.

Não se sabe exatamente quem é a pessoa por trás dessa música, mas o vídeo no Youtube contém cerca de 3,8 milhões de visualizações.

7. Padre Quemedo e o Filho do capeta (2007)

Padre Quemedo e o Filho do capeta é um vídeo feito pelo grupo humorístico Hermes e Renato, em 2007. O vídeo encena uma entrevista de um padre com o suposto filho do demônio, onde ele fica pedindo provas e tentando desmarcará-lo.

A versão do Hermes e Renato é na verdade uma paródia, brincando com um padre chamado Quevedo. Esse padre chegou a ter um quadro no Fantástico, chamado "Padre Quevedo - O caçador de enigmas". Nele, Quevedo desvendava supostos fatos sobrenaturais, e em um dos episódios, ele entrevistou alguém que dizia ser Lúcifer.

Claro que na versão do Hermes e Renato a tarefa de Quemedo é bem mais fácil, visto que o Capeta Junior parece um pouco perdido. Entre algumas de suas falas, ele diz que está no mundo para fazer os jovens cheirarem maconha e fumarem cocaína.

8. He-Man dançando "What's up" (2005)

O vídeo do He-man dançando e cantando "What's up" é um vídeo não-oficial onde o super-herói estaria cantando a música da banda 4 Non Blondes.

O vídeo, que ficou conhecido como "HEYYEYAAEYAAAEYAEYAA" ganhou um videoclipe utilizando cenas do desenho animado, criado em 2005 por dois animadores do Slackcircus Studios.

A música acabou ganhando várias outras versões, e a imagem do He-man em um fundo brilhante de arco-íris serviu de base para centenas de memes na internet.

9. Memes do Chuck Norris (2005)

Chuck Norris Errou

Você já deve ter visto algum filme do Chuck Norris na vida, mas você conhecia a sua fama de invencível?

O meme do Chuck Norris surgiu em 2004, após a exibição de um quadro no talk-show americano Late Night, apresentado por Conan O’Brien. O quadro, chamado Walker, Texas Ranger, mostrava cenas de filmes estrelados por Norris, porém as imagens eram exibidas meio fora de contexto, sempre exaltando a virilidade e poder do ator.

Depois disso, as pessoas começaram a reparar melhor nas habilidades de Chuck Norris, e divulgar centenas de histórias sobre ele na internet.

O meme ficou conhecido como “As verdades sobre Chuck Norris", e é usado tanto com imagens, vídeos ou histórias que mostram o Chuck Norris como um grande mito, invencível e acima de todos.

10. Trololó (2009)

O vídeo que ficou conhecido como Trololó mostra o cantor russo Eduard Khil performando a música "I am Glad, 'cause I'm Finally Returning Back Home" (Estou contente, pois finalmente retornei para minha casa).

O cantor era famoso na antiga União Soviética durante os anos 60 e 70, porém seu reinado na internet começou em 2009, quando o vídeo foi colocado no Youtube. O jeito super estranho de cantor, sempre sorrindo e quase sem mexer a boca, ganhou a internet, e o vídeo acabou ficando conhecido como Trololó, que é o que conseguimos escutar em uma parte da música.

Nos últimos anos, o vídeo já teve cerca de 26 milhões de visualizações.

11. Tapa na pantera (2006)

Tapa na pantera é um curta-metragem que conta a história de uma mulher de meia idade, que diz ser usuária de maconha faz 30 anos. No vídeo, ela conta suas experiências e como ela se relaciona bem com a planta.

O curta foi produzido por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes em 2006, e acabou viralizando logo que foi colocado na internet. Muitas pessoas não sabiam que se tratava de um curta, achando que a história seria verdade, e talvez esse seja um dos motivos do vídeo ter feito tanto sucesso.

12. Confissões de um emo (2006)

Nos anos 2000 um estilo que destacava o emocional e os sentimentos das pessoas acabou crescendo entre o público jovem. O estilo "emo" era definido por pessoas super sensíveis, que choravam fácil e tinham um jeito único de se vestir.

Para brincar com os adeptos a esse grupo, foi feito o vídeo "Confissões de um emo", que encenava um menino emo contando sobre a sua vida.

O vídeo foi feito por Guilherme Zaiden, que hoje é visto como um dos primeiros Youtubers a bombar na plataforma.

13. Rivaldo Sai Desse Lago (2006)

Rivaldo sai desse lago foi mais um meme que surgiu quando alguém decidiu legendar uma música estrangeira exatamente do modo como escutava em português.

O "Rivaldo sai desse lado" foi feito em cima da música Kalluri Vaanil, do indiano Prabhu Deva. O cantor é conhecido em seu país como “Michael Jackson indiano” por causa de suas danças super rápidas.

E foi exatamente a coreografia da música Kalluri Vaanil que chamou a atenção da internet em primeiro lugar. Mas no Brasil, ela acabou se tornando meme por causa da sua "tradução" super hilária, que alcançou mais de 3 milhões de visualizações.

E então, o que achou desses memes que ficaram famosos entre os Millennials? Tem algum outro que você acha que deveria entrar nessa lista? Conta pra gente ;)

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).