Meme do Caixão


Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Caçadora de memes

O Meme do Caixão se originou de uma série de vídeos que mostra dançarinos ganeses ao som de uma música eletrônica dançando enquanto carregam um caixão nos ombros.

Em março de 2020, os vídeos ganharam grande repercussão na internet por conta de memes feitos com trechos das apresentações. O novo meme está sendo considerado um sucessor do famoso "To Be Continued".

Meme do Caixão
Os coveiros dançarinos que originaram o Meme do Caixão

Origem do Meme do Caixão

De acordo com uma entrevista da BBC de 2017, os dançarinos ganeses são chamados de "pallbearers" ("carregadores de caixão" em português) e eles abordam as famílias oferecendo seus serviços. Existem duas opções de cerimônia: a mais tradicional e a cerimônia mais alegre, que conta com as danças.

Em Gana é bastante comum as pessoas dançarem ao se despedirem de seus entes queridos, por isso o serviço dos pallbearers ficou tão famoso no país. E o mais interessante é que o serviço funerário de danças originou empregos para diversos jovens ganeses.

O primeiro vídeo viral sobre os coveiros dançarinos foi upado no YouTube em 22 de janeiro 2015, mostrando um pouco mais da cultura ganesa com o grupo dançando com o caixão nos ombros.

Entretanto, em 2 de maio de 2019, um vídeo em que os dançarinos ganeses deixam o artefato cair no chão ganhou mais repercussão no Facebook.

O vídeo logo foi retirado do ar, mas já havia feito bastante sucesso. Um ano depois, em 26 de fevereiro de 2020, um usuário do TikTok chamado @khvichagogava postou um meme de autor desconhecido com os dançarinos e a música do gênero EDM, chamada Astronomia, de Tony Igy.

Não demorou muito para que o rápido vídeo viralizasse, ganhando mais de 4.5 milhões de visualizações e mais de 474 mil likes em apenas um mês. E após o sucesso no TikTok, a galera apaixonada por memes decidiu fazer suas próprias versões.

Como fazer seu próprio Meme do Caixão

Para entrar na onda e fazer seu próprio meme é bem simples. Você só precisa pegar um vídeo, pode ser seu ou de alguém que seja o seu "alvo". Antes do ápice do momento, que é quando dá a entender que o protagonista do vídeo irá sofrer um acidente ou algo que indique perigo de vida, você terá que cortá-lo como se deixasse claro o que irá acontecer.

Aí você adiciona o vídeo dos dançarinos com o caixão nos ombros a partir do momento cortado e coloca a música Astronomia, do Tony Igy. Pronto, seu Meme do Caixão está pronto para ser compartilhado!

pic.twitter.com/s2cMYatJGL

— meme do caixão (@foiprocaixao) 8 de abril de 2020

Os melhores Memes do Caixão

O toco de árvore

Neste primeiro meme, aprendemos que não é uma boa ideia pegar um grande toco de árvore e deixar ele rolar por uma enorme ladeira. Sabemos que isso pode ser perigoso e que, assim como o rapaz do vídeo, não dá para desviar.

pic.twitter.com/5lx8HzRULq

— E MORREU ⚰️ (@morreuounao) 8 de abril de 2020

Não olhe para o lado

Nesta versão a galera ousou bastante e resolveu brincar com um casal que estava na praia. O mais legal é que você espera que o pior aconteça com os banhistas ou alguém tomaria aquele caldo maravilhoso, mas o final é muito melhor.

pic.twitter.com/KKMD2JOHKY

— E MORREU ⚰️ (@morreuounao) 8 de abril de 2020

Bicicleta na escada

Ideias estúpidas parecem que gostam de surgir quando estamos com os nossos amigos, não é? E é por isso que neste vídeo, o rapaz que decidiu se arriscar em cima da sua bicicleta não teve um final muito feliz.

pic.twitter.com/5MhqKdoBmR

— E MORREU ⚰️ (@morreuounao) 7 de abril de 2020

Voar, voar...

Nos Estados Unidos existem alguns playgrounds que contam com alguns tipos diferentes de gira-gira, como este do vídeo, que tem uma mola embaixo. Por algum motivo, os amigos pensaram que seria uma boa os dois subirem juntos para brincar. Claro que coisa boa não deu né...

pic.twitter.com/lw0vvYWYIr

— E MORREU ⚰️ (@morreuounao) 7 de abril de 2020

O cavalo surtou!

Provavelmente a moça que estava montando o cavalo, deve ter feito algo de muito errado para o bichinho ter o surto que teve. E o único jeito que ele encontrou de se livrar da pessoa nas suas costas, foi se jogar para trás. O resto a gente sabe o que aconteceu...

pic.twitter.com/cXEaSyjxEV

— E MORREU ⚰️ (@morreuounao) 7 de abril de 2020

Olhe antes de atravessar

A importância da educação de trânsito é comprovada neste vídeo, já que algumas pessoas desceram do ônibus e decidiram que era uma boa ideia atravessar em uma via sem olhar para os dois lados. Neste momento a galera já imaginou o que poderia acontecer, ainda mais no contexto do meme...

pic.twitter.com/cXEaSyjxEV

— E MORREU ⚰️ (@morreuounao) 7 de abril de 2020

Dando "grau"

Antes de tudo, só repita isso em casa se você for um profissional com experiência na área. E ainda assim, eles devem tomar cuidado, pois pode dar muito ruim no final das contas. O mais legal é que colocaram já os dançarinos como se observassem onde a brincadeira toda ia dar

pic.twitter.com/LXR41AdLm5

— E MORREU ⚰️ (@morreuounao) 7 de abril de 2020

Uma thread recheada de vídeos!

Se você já viu nossas melhores seleções da mais nova sensação do momento e ainda quer ver mais, confira nesta thread diversas versões do Meme do Caixão e divirta-se com a mais diferentes combinações que os coveiros dançarinos podem ter pelas redes sociais.

TODOS OS VÍDEOS DO MEME DO CAIXÃO - A THREAD pic.twitter.com/U1Jh9br3p0

— PAULO VIEIRA (@PauloVieiraReal) 5 de abril de 2020

Confira outros memes:

Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Estudante de jornalismo e caçadora de memes nas horas vagas.