Meme da Barbie fascista


Thaís Stein
Thaís Stein

O meme da Barbie fascista é um meme onde a boneca aparece dando sua opinião sobre diversos assuntos políticos e sociais, como cotas, racismo, homofobia e direitos de trabalhadores.

Barbie fascista 1

A ideia do meme é relacionar esse tipo de fala com pessoas privilegiadas na sociedade, que só teriam essa opinião por não fazerem parte das minorias e não sofrerem preconceitos.

Por isso é usada a figura da Barbie, uma boneca branca, magra e heterossexual, em imagens onde ela ostenta uma vida de luxo. Em alguns memes, o personagem Ken também é utilizado.

De onde surgiu o meme?

O meme da "Barbie fascista" apareceu em outubro de 2018, em período das eleições presidenciais.

O objetivo do meme é ironizar pessoas que usam o tipo de fala adotado pela boneca nas imagens, que sempre aparece bem vestida, viajando, ostentando seus bens e sem perceber os seus próprios privilégios.

Veja alguns dos memes da Barbie fascista

Entre os memes da Barbie, surgem várias frases como "nem sou preconceituoso, tenho até amigos gays", ou criticando leis de inclusão social.

Barbie2

Barbie6

Barbie 3

Barbie4

Barbie5

eu particularmente acho um absurdo ensinar ideologia de gênero nas escolas pic.twitter.com/RLvnlHjX2U

— BARBIE DE BEM (@BarbieDeBem) 10 de outubro de 2018

“Acho que não tem que ter lei específica pra gay, negro, mulher, somos todos seres humanos, não tem ninguém melhor que o outro” pic.twitter.com/Ir2EzJbsMS

— darth poc (@bncaique) 9 de outubro de 2018

Eu sou contra a liberação das drogas, porque uma pessoa que se droga oferece riscos à sociedade pic.twitter.com/fzHIplvgNL

— comunista de aifone 1️⃣3️⃣ (@jhowzitu) 11 de outubro de 2018

“Eu prefiro ser revistada em cada esquina do que ser assaltada” pic.twitter.com/4VMVRDkzhL

— Onika (@vulgomia) 10 de outubro de 2018

“ - As minorias já tem direitos, o que não dá é pra terem mais direitos que a gente, sabe?- concordo, amiga! Senão daqui a pouco nós é que estaremos vivendo uma ditadura gayzista” pic.twitter.com/oZGD8YFuWK

— Bic Müller (@bicmuller) 11 de outubro de 2018

A Barbie Fascista no BBB 

Já imaginou se a Barbie fascista entrasse no Big Brother Brasil? No início de 2019, criaram um vídeo com a possível inscrição da Barbie no programa, e como ela iria reagir dentro da casa. 

Mas tem muita gente que acha que uma participante da edição 2019 tem mesmo o perfil da boneca! Depois de uma declaração polêmica feita por Isabella Cecchi, sugerindo que sofre preconceito por ser loira e de olhos claros, a internet começou a compará-la com a Barbie. 

Então quer dizer que a barbie fascista foi pro BBB 19? #BBB19 pic.twitter.com/tbc0cudec2

— KLAUS (@Klausitox) 17 de janeiro de 2019

Isabella dizendo que sofre racismo por ser loira dos olhos claros.TÁ CONFIRMADO: TEMOS A JÉSSICA DA EDIÇÃO. A QUALQUER MOMENTO ELA PODE ACUSAR ALGUÉM DE LINDOFOBIA. #BBB19 pic.twitter.com/1t8wVzX2hS

— pippa a porca (@pippacomenta) 17 de janeiro de 2019

Veja também o meme do Playboy Riquinho.

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).