As 20 melhores gírias da internet de todos os tempos


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Todos os dias surgem novas gírias na internet, porém, algumas se tornaram clássicas que nunca saem de moda. Elas já fazem parte do vocabulário da rede e são vistas em conversas, memes e vídeos. E além disso: algumas gírias são tão estabelecidas que conquistaram também o mundo offline.

Fique então com uma lista com as melhores gírias da internet de todos os tempos.

1. Contatinho

contatinho

Contatinho é a gíria usada para se referir aos contatos que alguém tem para relações casuais. Geralmente, "contatinho" é um sinônimo para "paquera", que pode ou não se desenvolver para algum tipo de relação mais duradoura.

- Hoje vou chamar meu contatinho para sair.

2. Crush

Crush é uma gíria usada para se referir a alguém por quem somos apaixonados ou sentimos algum tipo de atração. Esta é uma palavra da língua inglesa e pode ser literalmente traduzida como "esmagar" ou "colidir". Assim, o crush representaria a força "esmagadora" do sentimento que temos por determinada pessoa.

É comum usar a expressão "meu crush" como o mesmo significado de "minha paixão" ou "meu amor". Uma pessoa pode ter vários crushes diferentes.

- Minha crush não me nota.

3. Ranço

Ranço

Ranço é uma gíria usada para descrever o sentimento de repúdio, raiva ou desprezo que uma pessoa pode desenvolver por algo ou alguém.

Quando alguém diz que "pegou ranço" significa que está entediada ou cansada de alguma situação, coisa ou de uma pessoa em específico. A gíria pode ser interpretada como sinônimo de repulsa ou mesmo nojo.

- Que ranço daquele cara.

4. Hitou

Hitar significa fazer sucesso. O termo era principalmente utilizado para falar de cantoras do mundo pop, porém ele vem sendo muito utilizado no Twitter, quando o tweet de alguma pessoa viraliza e recebe muitos likes. Então, dizemos que o seu tweet hitou.

- Mais de 3000 likes, hitei naquele meu último tweet!

5. Flopou

Quando alguém faz algo que não recebe nenhuma atenção do público, dizemos que essa coisa "flopou". O termo é usado tanto para álbuns de cantores, filmes e tentativas de memes na Internet.

- Jessie J flopa tanto que deveria ser chamada de diva flop em vez de diva pop.

6. Ficar pistola

Ficar pistola

Ficar Pistola significa ficar muito bravo ou nervoso com alguma coisa. Alguns exemplos de uso do termo são:

- Fiquei muito pistola com o resultado do jogo hoje.

- Parece que você ficou pistola.

7. Nudes / Manda nudes

Uma gíria muito usada no Whatsapp, o "manda nudes" é um modo "sútil" de pedir para que a outra pessoa envie fotografias sensuais e sem roupa. Vale lembrar que no idioma inglês nude significa literalmente "pelado".

- Estou chocada com o nude que recebi hoje.

8. Divar

Divar é o mesmo que agir como uma diva, ou seja, de modo maravilhoso, poderoso, estonteante, etc.

Quando alguém diz que divou significa que agiu de modo espetacular, como uma verdadeira estrela. Também pode significar que estava linda e chamando muita atenção por sua beleza.

- Minhas amigas divaram muito ontem.

9. Tô morta

Morta meme

É uma gíria usada para expressar a ideia de estar surpresa, chocada ou admirada com alguma coisa ou situação. É muito comum na comunidade LGBTQ+.

Exemplo:

- Gente, eu tô morta com essa notícia!

Popularmente, essa gíria também é usada quando alguém quer mostrar que está exausta ou muito cansada.

Exemplo:

- Hoje acordei às 6 da manhã e tô morta!

10. Friendzone

Friendzone é um termo em inglês que pode ser traduzido como “zona de amizade”. A expressão é usada quando uma pessoa tem interesses românticos por outra, mas esta só deseja ser seu amigo.

Podemos dizer que a friendzone é uma espécie de amor platônico, onde apenas um dos lados está interessado. E nesse caso, a pessoa pela qual o individuo é apaixonado o considera apenas como amigo. Por causa disso, estar na friendzone é sempre visto como algo doloroso.

- Pode perder as esperanças, ela já te colocou na friendzone.

11. Dar PT

dar pt

Dar PT é o mesmo que "dar perda total", gíria usada quando alguém bebe muito e fica extremamente bêbado, chegando a perder os seus sentidos.

Quando alguém diz que "deu PT" significa que ficou muito alcoolizado e inconsciente de suas ações. Essa é uma gíria muito comum em algumas regiões do Brasil, principalmente entre pessoas que gostam de ir para festas rotineiramente.

- Hoje vou beber até dar PT.

12. YOLO (You Only Live Once)

YOLO significa You Only Live Once ("Você Só Vive Uma Vez", em português). No Brasil, essa gíria do idioma inglês é muito comum na internet, em especial nas redes sociais, quando se deseja reforçar a ideia de que devemos aproveitar a vida ao máximo.

Nas redes sociais, em especial no Twitter e Instagram, a gíria YOLO costuma ser usada como uma hashtag: #YOLO. Desta forma, o usuário está classificando o conteúdo publicado como algo que condiz com a "filosofia" proposta pelo You Only Live Once.

- Vou gastar meu salário viajando sim. YOLO!

13. Embuste

sai embuste

Embuste é um gíria usada para se referir uma pessoa insuportável, irritante. Um embuste é aquela pessoa que é fácil de se criar ranço, que te faz revirar os olhos.

Pode ser um ex namorado que não te deixa em paz, um chefe autoritário, aquela pessoa inconveniente, um parente chato, mas geralmente o termo é usado para se referir à homens que atrapalham a vida de suas parceiras, ou que as deixam mal.

- Amiga, se afasta logo do seu ex, ele é mó embuste.

14. Noob

Noob ou N00b (lê-se nub) é uma gíria em inglês que significa "novato", muito utilizada principalmente em comunidades de games online para indicar o nível precário de jogabilidade de determinada pessoa.

Essa gíria pode ser interpretada como um xingamento, pois remete a termos pejorativos, como "burro" ou "imbecil". Uma pessoa noob seria aquela que tem dificuldade em aprender algo ou que simplesmente não faz questão de aprender.

- Nossa, você é muito Noob.

15. Shippar

shippar meme

Shippar é uma gíria usada para representar a torcida de um fã pela união de dois personagens ou pessoas. O ato de shippar é o mesmo que manifestar o seu desejo por ver esses respectivos indivíduos em um relacionamento amoroso.

- Eu shippo muito vocês dois!

16. Trollar

Trollar é uma gíria da internet que significa zoar, enganar, tirar sarro de alguém. A gíria se originou a partir da palavra troll, termo usado na internet para representar o usuário que gosta de enganar os demais, principalmente com o propósito de humilhar.

Quando se diz que alguém foi trollado, significa que a pessoa caiu em uma trollagem, ou seja, numa "pegadinha" ou armação feita pelo troll.

- Fui trollado na internet três vezes hoje.

17. Stalkear / Stalker

Stalkear

Stalkear é uma gíria do idioma português, baseada na palavra inglesa stalker, que significa literalmente "perseguidor". Assim, esse "verbo" costuma ser usado para se referir ao ato de "espionar" ou "perseguir" as atividades de determinada pessoa nas redes sociais.

Um stalker é a pessoa que "stalkeia", ou seja, que segue passo a passo todo o comportamento de alguém na internet. Por exemplo, olhar todas as fotos no Facebook e Instagram, além de ver todos os usuários que curtiram as publicações e, ainda por cima, ver tudo o que os amigos da pessoa stalkeada publicaram.

- Fui stalkear e vi coisas que não queria.

18. Xablau

Xablau é uma gíria brasileira comum nas redes sociais usada para representar um momento de zoação, ou seja, quando alguém invoca o caos nos comentários. O objetivo do xablau é criar uma situação de desordem e bagunça em relação a determinado assunto.

Xablau ainda pode representar um sinônimo para aquilo que é explosivo, bombástico, intenso e inesperado.

- Hoje a noite a festa vai ser xablau, mano!

19. Lacrar

Lacrar

A gíria lacração, ou lacrar, é um sinônimo para “arrasar” ou “mandar bem”. O termo é utilizado como elogio para alguém que fez alguma coisa tão bem que deixou os outros sem reação.

Uma pessoa que “lacrou” não deixa brechas para que alguém coloque defeitos ou tente falar mal.

- To indo naquela festa pra lacrar mesmo.

20. Poser

Gíria usada para adjetivar a pessoa que gosta de se exibir, que gosta de chamar atenção para si ou que mostra ser alguém que de fato não é.

Um poser finge ter determinada personalidade ou gosto apenas para chamar atenção ou ter a aprovação de algumas pessoas.

- Nossa, aquele seu amigo é muito poser, ein.

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).