As 22 melhores gírias da internet de todos os tempos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Sempre surgem novas gírias na internet e, muitas vezes, fica difícil acompanhar todas. Elas já fazem parte do vocabulário da rede, sendo vistas em conversas, memes e vídeos.

Algumas gírias são tão populares que conquistaram saíram dos celulares e computadores e passaram a ser faladas no dia a dia. Para você não ficar por fora, reunimos as melhores gírias da internet. Confira!

1. Divar

Gif da cantora Beyonce fazendo pose e mexendo no cabelo

Divar é o mesmo que agir como uma diva. Por isso, quando alguém diz que divou significa que agiu de modo espetacular, como uma verdadeira estrela.

Também pode significar estar linda e chamando muita atenção por sua beleza.

2. Crush

Maisa com sorrisão e texto sobre crush
Reprodução/internet

Crush é uma gíria usada para se referir a alguém por quem somos apaixonados ou sentimos atração. É comum usar a expressão "meu crush" como o mesmo significado de "minha paixão" ou "meu amor". Uma pessoa pode ter vários crushes diferentes.

3. Hitar

Hitar significa fazer sucesso. Inicialmente, o termo era utilizado para falar de cantoras do mundo pop, mas vem sendo muito usado no Twitter para se referir a um tweet que viraliza e recebe muitos likes.

- Mais de 3000 likes, hitei naquele meu último tweet!

4. Flopar/Flopado

Flopar é o oposto de hitar. É considerado flopado algo fracassou, que não recebeu nenhuma atenção do público. O termo costuma ser usado tanto para músicas, artistas, filmes, séries e tentativas de memes na internet.

- Está todo mundo dizendo que o BBB desse ano está flopado.

5. Biscoito/Biscoiteiro

Meme com Gretchen sentada  em frente a uma mesa cheia de biscoitos
Reprodução/internet

Se você leu por aí que uma pessoa está querendo biscoito significa ela quer receber elogios por algo que postou. Pode ser uma foto ou um textão militando com o intuito de chamar a atenção.

Uma pessoa que está sempre querendo um biscoito é chamada de biscoiteira ou biscoiteiro.

Aff, ele postou uma foto lavando louça. Ama um biscoito, né? 🍪

6. Nudes/Manda nudes

Uma gíria muito usada no WhatsApp, o "manda nudes" é um modo nada sutil de pedir para que alguém envie fotografias sensuais e sem roupa. Vale lembrar que no idioma inglês nude significa literalmente pelado.

7. O @ ou a @

Arroba virou sinônimo de pessoa com quem se está em um relacionamento, seja ele oficial ou não. A gíria vem das marcações nas redes sociais, em que é necessário colocar o símbolo de @ antes do nome de usuário.

Estou na dúvida se convido o @ para o meu aniversário.

8. Stalkear/Stalker

Stalkear

Stalkear é uma gíria baseada na palavra inglesa stalker, que significa literalmente "perseguidor". O termo costuma ser usado para se referir ao ato de "espionar" ou "perseguir" as atividades de alguém nas redes sociais.

Por exemplo, olhar todas as fotos no Facebook e Instagram, além de ver todos os usuários que curtiram as publicações. E, ainda por cima, conferir tudo o que os amigos da pessoa publicaram.

- Fui stalkear a Maria e vi coisas que não queria.

- Para de ser stalker, Luís!

9. Fanfiqueiro

Fanfiqueiro é como é chamada a pessoa que está sempre inventando uma história ou exagerando sobre algum acontecimento. É o mesmo que mentiroso.

O termo vem de fanfic, palavra em inglês que se refere a histórias de ficção criadas por fãs usando personagens e universos de séries, livros, quadrinhos, filmes, etc.

10. Contatinho

contatinho

Contatinho é a gíria usada para se referir aos contatos que alguém tem para relações casuais. Geralmente, "contatinho" é um sinônimo para paquera, que pode ou não se desenvolver para algum tipo de relação mais duradoura.

- Hoje vou chamar meu contatinho para sair.

11. Cancelar

A gíria cancelar surgiu nas redes sociais como um ato de boicotar alguém após ter feito ou dito algo polêmico ou contraditório. A gíria é mais usada para se referir a famosos.

Infelizmente, é comum que uma pessoa cancelada receba uma série de mensagens depreciativas e até ameaças, como forma de reprimenda. Vale lembrar que o linchamento virtual é um ato condenável.

Viu que aquela blogueira fitness foi cancelada por ter sido gordofóbica?

12. Ranço

Ranço

Ranço é uma gíria usada para descrever o sentimento de repúdio, raiva ou desprezo por algo ou alguém. A gíria pode ser interpretada como sinônimo de repulsa ou mesmo nojo.

- Que ranço daquele cara.

- Gente, peguei um ranço dessa música!

13. Shippar

shippar meme

Shippar é uma gíria usada para representar a torcida pela união de dois personagens ou pessoas. O ato de shippar é o mesmo que manifestar o seu desejo por ver esses respectivos indivíduos em um relacionamento amoroso.

- Eu shippo muito vocês dois!

14. Trollar

Trollar significa zoar, enganar, tirar sarro de alguém. A gíria se originou a partir da palavra troll, termo usado na internet para se referir a quem gosta de enganar os demais, principalmente com o propósito de humilhar.

Quando se diz que alguém foi trollado, significa que a pessoa caiu em uma trollagem, ou seja, numa "pegadinha" ou armação feita pelo troll.

- Fui trollado na internet três vezes hoje.

15. Embuste

sai embuste

Embuste é uma gíria usada para se referir uma pessoa insuportável, irritante.

Pode ser um ex-namorado que não te deixa em paz, um chefe autoritário, aquela pessoa inconveniente, um parente chato. Mas, geralmente, o termo é usado para homens que atrapalham a vida de suas parceiras ou que as deixam mal.

16. Hater

Hater, em inglês, significa algo como "odiador" ou "pessoa que odeia". Na internet, é usada para se referir àquelas pessoas que atacam a outras sem qualquer motivo aparente com comentários maldosos e ruins nas redes sociais.

17. Poser

Meme sobre pessoas poser com personagem do file O sexto sentido

Gíria usada para adjetivar alguém que gosta de se exibir, de chamar atenção para si. Também pode ser utilizada para falar de quem mostra ser algo que de fato não é.

Um poser finge ter determinada personalidade ou gosto apenas para chamar atenção ou ter a aprovação de algumas pessoas.

- O João é muito poser! Usa blusa de banda, mas não conhece uma música.

18. Spoiler

Spoiler é a divulgação de informações indesejadas sobre uma série, filme ou livro, normalmente, assim que um novo episódio ou edição é lançada. Em geral, entregam um desfecho ou uma surpresa, estragando a expectativa de quem ainda não leu ou assistiu.

19. Lacrar

Lacrar

A gíria lacração, ou lacrar, é um sinônimo para “arrasar” ou “mandar bem”. O termo é utilizado como elogio para alguém que fez algo tão bem que deixou os outros sem reação.

Uma pessoa que “lacrou” não deixa brechas para que alguém coloque defeitos ou tente falar mal.

- Estou indo naquela festa para lacrar mesmo.

20. SQN

SQN é uma sigla para só que não. A sigla ou a expressão costumam ser usadas de forma irônica, ao fim de uma frase, para desmentir o que acabou de ser dito.

-Não acredito que solei o bolo de novo.

- Cozinha muito, SQN.

21. Jogar shade

A gíria é uma tradução parcial da expressão de língua inglesa throwing shade. Jogar shade significa criticar publicamente algo ou alguém, em geral, através de indiretas em posts nas redes sociais.

- Você viu o shade que a Ana jogou ontem no Twitter?

22. Passar pano

Meme do Pica-Pau passando pano

Sinônimo de limpar a barra, passar a mão na cabeça de alguém que falou ou fez alguma besteira.

- Eu não passo pano para gente sem educação.

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.