Making of, ou making-of é um termo em inglês usado para se referir ao registro do processo de produção de alguma coisa, como de filmes, videoclipes ou ensaios fotográficos. Ou seja, o making of é uma espécie de documentário que mostra o que está nos bastidores, o que acontece por trás das câmeras.
O termo é a junção das palavras inglesas making (realização, produção) e of (de).
No Brasil, por causa de uma confusão entre as palavras of e off, muitas vezes o termo acaba sendo escrito incorretamente como making off.
Exemplos de Making-of
Podem ser feitos making-of dos mais diversos produtos audiovisuais, ou mesmo de eventos, como shows, casamentos ou desfiles. Eles servem como registro da produção, mostrando as etapas do processo, erros, a preparação das pessoas e outros fatores.
Para você entender melhor, veja alguns exemplos de diferentes tipos de making-of:
Making-of de um vídeo de humor
Making-of de uma sessão fotográfica
Making-of de um desfile
O primeiro making-of
O documentário "Making motion pictures: a day in the Vitagraph Studio" é considerado o primeiro making of de Hollywood, sendo produzido em 1908.
Mas o estilo só começou a se popularizar nos Estados Unidos entre os anos 1930 a 1960, quando os estúdios passaram a usar cenas de bastidores para divulgar os próprios filmes.
Já a expressão making-of passou a ser mais usada a partir do documentário "The making of Thriller", que mostrava os bastidores do famoso videoclipe de Michael Jackson.
Veja também: