Lágrimas de crocodilo


Lágrimas de crocodilo é uma expressão idiomática popular na língua portuguesa e em outros idiomas, usada para representar um choro que não é sincero.

O uso dessa expressão é muito comum quando a intenção é descrever um choro fingido, quando este é desprovido do sentimento que ele supostamente deveria estar associado (tristeza, por exemplo). Pode ser usada para se referir ao comportamento de uma pessoa que é hipócrita ou que finge sentimentos.

Exemplos:

Você fez mal a ela, agora de nada adiantam suas lágrimas de crocodilo.

Ele causou tantos problemas e chora lágrimas de crocodilo.

Esse choro não me convence, são apenas lágrimas de crocodilo.

Origem da expressão lágrimas de crocodilo

Existem diversas teorias que tentam explicar a origem da expressão. No entanto, duas se destacam pela sua popularidade:

Mordidas fortes

Quando o crocodilo está se alimentando, ele morde a sua comida com muita força, forçando desse modo o céu da boca e comprimindo as suas glândulas lacrimais. Assim, parece que o animal está chorando enquanto devora as suas presas.

Ou seja, as lágrimas não se formam por um sentimento de pena e tristeza que o crocodilo possa ter em relação à caça, mas sim pela pressão que faz nas glândulas lacrimais enquanto mastiga.

A partir desse "choro falso" do crocodilo que teria se originado a famosa expressão popular.

Armadilha dos crocodilos egípcios

Uma lenda muito conhecida na antiguidade, perpetuada pelo historiador romano Plínio, o Velho, conta que os crocodilos que habitavam o rio Nilo, no Egito, fingiam chorar para atrair a atenção das pessoas.

Aqueles que testemunhavam o aparente sofrimento dos animais ficavam comovidos e, ao se aproximarem dos répteis para consolá-los, acabavam sendo devorados.

Os crocodilos choram?

Muitos biólogos acreditam que os crocodilos não choram, mas sim mantêm os seus olhos constantemente lubrificados através de uma lacrimação excessiva.

Outros creem que esses animais aparentam chorar quando estão comendo, pois as mordidas fortes do crocodilo fazem pressão nas suas glândulas lacrimais. Assim, as lágrimas começam a escorrer enquanto o réptil se alimenta.

Crocodile tears: lágrimas de crocodilo em inglês

Essa é uma expressão também comum em outros idiomas, como o inglês. Neste caso a frase é traduzida para: shed crocodile tears ou cry crocodile tears.