O que é vizinho de número e como funciona o jogo que viralizou na rede?


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Vizinho de número, ou Number Neighbor, é um novo jogo que viralizou no Twitter, que consiste em enviar uma mensagem para um número de telefone igual ao seu, mudando apenas o último dígito para um número acima ou abaixo.

Depois de tentar manter contato com esse número, as pessoas compartilham a conversa no Twitter, mostrando a reação do seu “vizinho”.

O que é vizinho de número e como esse jogo começou?

O número vizinho basicamente é o mesmo número que o seu, só que o último dígito é trocado por um número acima ou abaixo. Por exemplo, se seu número fosse 9999-9999, você deveria mandar uma mensagem para o número 9999-9998 ou 9999-9990.

A brincadeira começou no dia 30 de julho, quando o usuário do Twitter @ryanlavalleee resolver mandar mensagem para o seu “vizinho de número” e compartilhar a conversa nas suas redes sociais. Apesar de sua interação não ter sido muito boa (a pessoa não quis muito papo com ele), Ryan incentivou outros usuários a falar com seus vizinhos de número também.

one time i tried texting my phone number neighbor and he sucked so much pic.twitter.com/M5p1oX84wV

— ryan (@ryanlavalleee) 30 de julho de 2019

No início de agosto, o jogo ganhou força nos Estados Unidos, sendo chamado de “Number Neighbor” (vizinho de número), e logo começou a se espalhar no mundo todo. Aqui no Brasil, algumas pessoas já entraram na brincadeira e começaram a compartilhar suas conversas no Twitter.

Mas apesar dessa brincadeira ter se popularizado agora, o conceito de “números vizinhos” não é novo. Essa ideia apareceu pela primeira vez na internet há mais de 10 anos, porém com o nome de “text door neighbors”, uma brincadeira com o termo “next door neighbors” (vizinho da porta ao lado), trocando o next (próximo, seguinte) por text (texto).

Como participar da brincadeira do vizinho de número?

Para participar da brincadeira, basta mandar uma mensagem no Whataspp ou no iMessage para o seu número, mas trocando o dígito final por um número acima ou abaixo. Depois, é só compartilhar a conversa no Twitter.

Geralmente, as pessoas começam suas conversas apenas com um “olá vizinho de número”, e esperam a pessoa responder.

As reações do jogo do “vizinho de número”

As reações para esse jogo foram muito diversas.

Enquanto algumas pessoas levaram na brincadeira e responderam seus “vizinhos” com simpatia, outros não gostaram muito da ideia de ter um desconhecido lhe mandando mensagem e reclamaram da falta de privacidade.

Entre algumas reações, teve uma mulher que não gostou nada de ter alguém mandando mensagem para seu marido, outro que simulou ser um serviço de hotel, e teve até quem recebeu como resposta uma mensagem super estranha, como essa abaixo.

never doing this number neighbor shit again pic.twitter.com/OyIWyDfX0Y

— Chase (@chaseIyons) 2 de agosto de 2019

Enquanto isso, alguns fingiram ser famosos. Ou será que realmente essas pessoas são vizinhas de número do Barack Obama e do Chris Evans, ator que interpreta o Capitão América?

I think my number neighbor tops everyone else 😳 pic.twitter.com/GVTIcjtUB1

— Hooverr (@Hooverr) 3 de agosto de 2019

GIRL WTFSJJSE I JUST TXTED MY NUMBER NEIGHBOR AND- pic.twitter.com/ef7FRXzMQ3

— Niyah🦋✨ (@niyahjimenez) 7 de agosto de 2019

E no Brasil, teve gente que não entendeu muito bem a brincadeira e achou que alguém queria roubar as galinhas da angola dela.

Essa tal de brincadeira de vizinho de numero ate que e legal KKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/jLl8PbFmfW

— bruno galante (@niggalante) 8 de agosto de 2019

E aí, gostou da brinca? Vai tentar enviar mensagem para seu vizinho de número?

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).