Ilusões de ótica que viralizaram na internet


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Algumas fotos divulgadas na internet acabam chamando a atenção das pessoas e dividindo a opinião do público sobre seu real significado.

Em 2019 tivemos o caso do tênis, que não se sabia se era rosa e branco ou cinza e verde. Antes, o vestido azul e dourado, e tantas outras ilusões de ótica que viralizaram na rede.

Conheça então algumas dessas imagens que confundiram a internet e descubra o que você vê em cada uma delas!

Praia ou porta de carro?

No início de julho de 2019, mais uma ilusão de ótica chamou a atenção da internet! Para a maioria das pessoas, a imagem abaixo se tratava de uma praia em uma noite de tempestade.

Praia ou carro ilusão twitter

Mas acontece que segundo o usuário do Twitter @nxyxm, que postou a foto no dia 2 de julho, esta é na verdade a foto de um carro com a porta quebrada, apesar da maioria das pessoas verem uma praia à noite.

Aliás, mesmo depois de saber que se trata de uma porta, é difícil não ver a praia, não é?

Praia ou carro meme

Tênis rosa e branco ou verde e cinza?

Tênis rosa ou verde

O mistério do “tênis rosa ou verde” se tornou um grande viral no Brasil, com as pessoas tentando descobrir a verdadeira cor de um tênis. Para uns, ele parece ser cinza com os acabamentos em verde-água, enquanto outros enxergam rosa com o cadarço e acabamentos em branco.

Apesar da brincadeira já ter viralizado dois anos antes, em maio de 2019 ela acabou retornando às redes sociais. Foi criada até mesmo uma enquete no BuzzFeed, onde mais de 450 mil pessoas deram sua opinião. Destas, 87% disse que enxergava o tênis cinza e verde.

Porém, de acordo com a empresa que criou o tênis, a sua cor verdadeira é o rosa e branco, e ele só parece ter outra cor por causa de um filtro que foi usado em cima da foto.

Leia mais sobre o tênis rosa ou verde.

Blusa azul e branca

Azul e branca ou bege e branco? Aliás, essa camisa dividiu muito mais opiniões, já que tem gente que também a enxerga verde e dourada, azul e preto ou preto e marrom.

Os questionamentos sobre a cor dessa blusa começaram em 2016, por causa de um post no Tumblr.

As pessoas viam tantas combinações de cores diferentes que chegaram a criar uma pesquisa do BuzzFeed. O resultado foi que 71% dos entrevistados a enxergam azul e branco, 10% disseram preto e marrom, 8% viram verde e dourado e 5% verde e marrom. Os outros 6% ficaram tão confusos que nem quiseram opinar.

Vestido azul e preto ou branco e dourado?

vestido azul e dourado

Esse vestido foi o primeiro a dividir a opinião da rede por causa de sua cor, chegando a ficar mundialmente conhecido como #TheDress (o vestido).

A foto do vestido foi vista a primeira vez em uma postagem no Tumblr em 2015, que pedia que os usuários identificassem qual a cor do vestido: preto e azul ou branco e dourado.

No dia 26 de fevereiro, o BuzzFeed postou uma enquete pedindo aos leitores que identificassem a cor do vestido. Dentro de 10 horas a pesquisa recebeu quase 2 milhões de votos, com 72% selecionando branco e dourado, enquanto 28% falaram azul e preto.

Logo depois, o BuzzFeed publicou um segundo post revelando que na verdade o vestido era azul e preto, após encontrar o modelo para comprar em uma loja.

Foto vestido loja

O sapato (#theshoe)

Em julho de 2015, o usuário do Twitter publicou uma fotografia de um sapato feminino ao lado de dois vidros de esmalte em diferentes tons de violeta, perguntando “qual cor combina melhor com o sapato?”.

No mesmo dia, os usuários do Twitter começaram a debater qual cor de esmalte combinava, utilizando a hashtag #TheShoe (osapato). Algumas pessoas ficavam confusas sobre qual esmalte pareceria mais, enquanto outras nem mesmo conseguiam ver a diferença entre as duas cores.

De acordo com o site Inside Science, as pessoas que não conseguem ver dois vidros de cores diferentes não possuem a visão de cores periféricas, e por isso não distinguem entre as duas sombras. No mesmo artigo, eles mostraram uma análise dos valores RGB na imagem, determinando que o tom do sapato estava ligeiramente mais próximo do esmalte da direita.

cores esmalte

E qual a explicação para essas ilusões?

Quando a ilusão é relacionada às cores da imagem, o que faz com que enxerguemos de um modo ou outro é o nosso sistema de percepção de cores. Esse mecanismo tenta fazer com que as cores que vemos pareçam consistentes sob os mais diferentes tipos de iluminação.

O nosso cérebro assume de forma automática as cores que estamos vendo e a iluminação do local. Caso ele interprete que estamos vendo sob uma luz natural, iremos enxergar de um jeito, porém, se ele acha que estamos sob uma iluminação artificial, vamos ver de outra cor.

E então, o que achou dessas ilusões? Você vê as mesmas cores que a maioria das pessoas ou diferente?

Publicado em
Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).