Haters


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Haters é um termo em inglês que pode ser traduzido como “odiadores”. Ele é usado para definir pessoas que atacam e criticam outras, geralmente por meio de fóruns e redes sociais, deixando comentários maldosos ou expondo situações comprometedoras.

Os haters sempre irão criticar e tentar desvalorizar o trabalho ou a vida do indivíduo que ele “odeia”, mesmo que não tenha reais motivos para isso. Em alguns casos, a ação dos haters pode até mesmo ser considerada como cyberbullying ou assédio.

Ao contrário dos Trolls da Internet, que fazem brincadeiras e provocações com qualquer pessoa, os haters costumam ter como alvo celebridades e figuras públicas.

Uma das primeiras referências a esse termo foi na música  "Don't Hate Tha Player" do rapper americano ICE T, lançada em 1999. Mas foi apenas em 2010 que a expressão começou a aparecer em memes, quando um usuário postou uma imagem com a frase “Haters gonna Hate” no 4chan.  

Veja o significado de Trollar.

Haters gonna Hate

Haters Gonna Hate é uma expressão em inglês que significa “Odiadores irão Odiar”, mas também pode ser interpretada como “Invejosos irão Odiar”.

A ideia por trás dessa frase é de que as pessoas que não gostam de você sempre irão encontrar uma razão para te criticar ou menosprezar, não importa o que você faça. Por isso, a frase geralmente é usada como resposta para invalidar a crítica dos outros.

Por exemplo:

- Nossa, o último álbum que ela lançou está horrível.

- Haters gonna hate!

A expressão hates gonna hate surgiu no hip hop americano, sendo vista a primeira vez em 2000, na música "Playas Gon 'Play", do grupo 3LW.

Depois de alguns anos, a frase acabou se tornando meme na Internet, geralmente atrelada à fotos de celebridades ou de animais, posando ou desfilando de forma convencida.

Veja alguns memes de Haters gonna Hate

hates gonna hate

Haters gonna hate

Hates gonna hate

haters gonna hate

Haters vão dizer que é montagem 

Esse outro meme utiliza imagens ou vídeos obviamente editados, brincando com a ideia de que apenas os haters diriam que não é uma foto original. 

Ele surgiu nos Estados Unidos, pelo nome "Haters Gonna Say It's Fake". No Brasil, esse meme pode ser encontrado com diversas variações, como “Haters vão dizer que é fake”, “Haters vão dizer que é editado” ou “Haters vão dizer que é Photoshop”.

haters gonna say it's edited pic.twitter.com/GxGfXnJURl

— 𝚠𝚊𝚟𝚎𝚢𝚝𝚒𝚗𝚐 (@robertson_ldn) 30 de maio de 2016

Em 2017, até mesmo a socialite Kim Kardashian entrou na brincadeira, postando uma foto distorcida em seu Snapchat com a legenda “Haters vão dizer que está photoshopada”. Seu intuito era provocar as pessoas que sempre a acusam de modificar suas fotos.

Kim kardashian

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).