O que é hashtag (#) e melhores formas de se usar


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Hashtags (#) são palavras-chave ou frases que funcionam como hiperlinks, usadas para categorizar conteúdos em redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook.

Esses termos devem ser precedidos pelo símbolo #, conhecido no Brasil como cerquilha ou jogo-da-velha. Como exemplo, podemos citar as hashtags #meme e #tbt.

Assim, quando um usuário usa determinada hashtag em sua postagem, ela ficará associada à essa informação ou tópico de discussão, podendo ser encontrada por outras pessoas que estejam buscando por esse tipo de conteúdo.

Como usar (corretamente) as hashtags: melhores práticas em cada rede social

Para criar uma hashtag, basta utilizar o símbolo do jogo da velha (#) seguida da palavra-chave que você deseja. Por exemplo: #fotografia, #natureza, #viagem.

Importante ressaltar espaços e pontuações não funcionam em hashtags, então caso você queira usar mais de duas palavras, elas devem ser escritas juntas em uma mesma hashtag.

Por exemplo, para pesquisar sobre Look do Dia, você deverá usar a hashtag #lookdodia. Lembrando que como as buscas por hashtags são feitas de acordo com interesses, é indicado que toda a frase ou expressão apareça junta, e não com uma hashtag para cada palavra.

Usando o exemplo acima, a forma correta de se usar a hashtag seria #lookdodia e não #look #do #dia.

Veja agora algumas dicas específicas sobre como usar as hashtags da melhor forma possível em cada rede social.

Dicas de uso de hashtag no Instagram

Hashtag no Instagram

O limite máximo permitido em cada postagem do Instagram é de 30 hashtags. Porém, é aconselhado não passar de 17 ou 18 hashtags em cada postagem, para evitar quaisquer penalizações do aplicativo, que pode diminuir o número de vezes que sua postagem é exibida para seus seguidores.

Outra recomendação é que você não use as mesmas hashtags em todas as postagens, pois o algoritmo do Instagram pode supor que você esteja fazendo algum tipo de Spam. Então, é melhor ter uns três ou quatro grupos diferentes de hashtags e ir mesclando entre eles em suas publicações.

Por último, para garantir que sua postagem alcance mais pessoas, procure mesclar hashtags conhecidas, que são usadas por muitas pessoas (como #love #instagood #photooftheday) com outras mais específicas, que tenham mais a ver com sua postagem, como por exemplo, o lugar onde você está.

Seguir hashtags no Instagram

Em 2017, o Instagram liberou uma opção para que os usuários possam seguir hashtags no Instagram. Deste modo, fotos que foram marcadas com a hashtag que você seguir também irão aparecer no seu feed, mesmo que você não siga a pessoa que postou a foto.

E ao usar hashtags nas suas fotos, você também pode aparecer no perfil de outras pessoas, atingindo novos usuários e ganhando seguidores, caso eles gostem do seu conteúdo.

Dicas de uso de hashtag no Twitter

Hashtag no Twitter

O aplicativo não tem nenhum limite fixo para hashtags em sua postagem, ou seja, você pode colocar quantas hashtags couberem nos 280 caracteres permitidos pelo Twitter.

Porém, o próprio site recomenda o uso de no máximo duas hashtags em cada tweet, para facilitar a leitura do usuário.

Dicas de uso de hashtag no Youtube

hashtag no youtube

Desde 2018, o Youtube também incorporou o sistema de hashtags em seu site.

As hashtags podem ser adicionadas tanto nos títulos dos vídeos quanto nas descrições, para garantir que seu vídeo possa ser encontrado por pessoas que tenham interesse naquele tema.

Caso o usuário não tenha colocado a hashtag no próprio título, as três primeiras hashtags usadas na descrição do vídeo serão exibidas em um espaço acima do título.

E assim como em outros sites e aplicativos, você pode buscar por certas temáticas digitando a hashtag na área de busca do site, ou clicando na própria hashtag.

Para o uso de hashtags, o próprio Youtube não recomenda que sejam usadas muitas, havendo um limite máximo de 15 hashtags por vídeo. Usando um número superior a isso, o Youtube irá ignorar todas as hashtags e seu vídeo não poderá ser encontrado nas pesquisas.

Dicas de uso de hashtag no Facebook

Hashtag Facebook

No Facebook, você também pode utilizar as hashtags para encontrar postagens sobre determinado assunto.

Além do campo de busca, também existe uma URL que você pode usar para encontrar esses conteúdos. Basta trocar o final do link a seguir pela hashtag que está buscando.

www.facebook.com/hashtag/coloque-sua-hashtag-aqui

E como funcionam as hashtags?

As postagens identificadas pelas hashtags podem ser encontradas por usuários através dos mecanismos de busca dos sites, ou apenas clicando na própria hashtag. Isso porque as hashtags funcionam como hiperlink, e ao clicar em uma delas você é direcionado para todas as postagens que contém tal hashtag em seu conteúdo.

Por exemplo, uma das hashtags mais usadas no Instagram é o #tbt, que significa “ThrowbackThursday” (Quinta-feira do Retorno, em português). Essa hashtag é usada na quinta-feira, para sinalizar que você está postando uma foto antiga. E ao clicar na hashtag #tbt, você encontrará as fotos de outros usuários que as inseriram em suas postagens.

Leia mais sobre a hashtag #tbt.

As hashtags mais usadas no Instagram

hashtag instagram

No Instagram, as hashtags podem ser usadas para localizar as fotos referentes a determinado assunto, como lugares, eventos, moda, entre outros. Além de usar hashtags em sua foto, o Instagram também permite que você as use na sua descrição de perfil e nos stories.

Algumas hashtags também são usadas nas fotografias com o intuito de conseguir likes e seguidores, como a #sdv, #chuvadeseguidores #seguedevolta e #like4like.

Devido ao uso exagerado das hashtags, o Instagram passou a usar um limite máximo de 30 hashtags em cada legenda.

Algumas das hashtags mais utilizadas no Instagram são:

#nofilter

Essa hashtag é usada quando a pessoa quer indicar que não colocou nenhum tipo de filtro naquela fotografia, ou seja, que ela foi tirada exatamente daquele jeito.

#likeforlike ou #l4l

Essa hashtag é usada por usuários que querem conseguir mais seguidores ou likes em suas fotos. A ideia é que as pessoas que usam essas hashtags irão curtir as fotos de outros que também as usem, em uma troca de likes.

#instafood

Essa hashtag é usada em fotos de comida, principalmente se elas estão atrativas e apresentáveis.

#instamood

Essa hashtag é usada para destacar o humor que a pessoa está na foto que ela postou, ou o que ela quer transmitir naquela postagem.

Por exemplo, se a pessoa posta uma foto meditando, ela pode colocar a hashtag #instamood para destacar a sensação de tranquilidade e relaxamento.

#ootd

É uma sigla para o termo em inglês Outfit of the Day, que significa “Roupa do Dia”. É usada quando a pessoa quer mostrar o look que está vestindo naquele momento.

Veja as hashtags mais usadas no Instagram em 2019

Hashtags mais usadas no Twitter

tendências instagram

As hashtags mais usadas no Twitter variam muito de acordo com os assuntos e notícias de cada dia. Porém, algumas hashtags costumam aparecer com maior frequência nos Trending Topics (Tendências), como:

#DetremuraSDV

Essa hashtag é usada por usuários que desejam conseguir novos seguidores. Ela chega ao Trending Topics quase todos os dias, variando de acordo com eles, por exemplo: SegundaDetremuraSDV, QuintaDetremuraSDV.

#sextou

Essa hashtag é usada toda sexta-feira, geralmente junto com algum texto ou imagem do que você espera para esse dia.

#FollowFriday

É usada quando você vai indicar algum perfil para que outros usuários sigam.

#NowPlaying

Essa hashtag é usada nos tweets em que você quer mostrar qual música está escutando nesse momento.

Por fim, como surgiram as hashtags?

Ao contrário do que muitos pensam, a hashtag não surgiu no Twitter. Elas eram usadas muito antes em linguagens de programação e no Internet Relay Chat (IRC).

Porém, seu uso em redes sociais começou quando o usuário do Twitter, @chrismessina, sugeriu a sua utilização por meio de um tweet, em 2007.

hashtag primeiro uso
Como vocês se sentem sobre usar # (cerquilha) para grupos. Como em #barcamp [mensagem]?

Levou mais de dois anos para que o Twitter incorporasse o sistema de hashtags em seu site. Mas a partir de 2009, passou a ser possível pesquisar por hashtags apenas clicando nelas, do modo como funciona atualmente.

E em 2010, foi lançado o sistema de Trending Topics, uma lista com os assuntos mais conversados no momento, mapeados por meio das hashtags mais usadas.

Com o uso popular da hashtag no Twitter, elas passaram a ser incorporadas em outras redes sociais, como o Instagram, Facebook, Pinterest, entre outras.

Agora que você já sabe tudo sobre hashtags, veja o significado de algumas famosas nas redes sociais:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).