Harambe, o gorila


Harambe é o nome de um gorila que foi morto em 28 de maio de 2016, após ter arrastado uma criança de 3 anos de idade pela jaula. Muitas pessoas defendem que o animal estava tentando proteger o menino e que foi abatido injustamente.

Muitos culpam a negligência dos pais como principal causa da morte prematura do gorila. Assim, desde o incidente, a imagem de Harambe começou a viralizar na internet, seja como forma de homenagear o animal ou através de memes polêmicos, como veremos adiante.

Quem é Harambe e qual a sua história?

Como dito, Harambe era um gorila de 17 de anos que vivia no zoológico de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos. O animal ganhou destaque internacional após ter sido morto depois que uma criança de 3 anos ter caído na área do gorila. 

Harambe, sem entender o que estava acontecendo, se aproximou da criança caída e a pegou, arrastando-a pela água, enquanto esta gritava de desespero. Temendo pela vida do menino, um trabalhador do zoológico tomou a decisão de matar o animal com um tiro de espingarda.

De acordo com a interpretação feita das filmagens do ocorrido (que se tornaram virais na internet), a maioria das pessoas acreditam que Harambe estava tentando proteger a criança e não machucá-la.

Como o gorila Harambe se transformou em meme?

Desde a sua morte, e devido a comoção pública que se formou em torno da atitude do primata, muitos memes foram criados e propagados na internet. 

Em 29 de maio, um dia após o ocorrido, foi criada uma petição online no site Change.org intitulada "Justice for Harambe" (Justiça para Harambe, em português). O documento pedia que os pais da criança fossem responsabilizados pela morte do gorila. 

Nesse mesmo período começaram a surgir nas redes sociais (Facebook e Twitter) hashtags de apoio ao gorila, como #JusticeForHarambe e #RIPHarambe. A petição reuniu quase 340 mil assinaturas em apenas 48 horas.

Os memes do Harambe normalmente expressão mensagens de tributo e homenagem ao animal. No entanto, com o passar do tempo, o uso da imagem do gorila nas redes sociais passou a estar associada a contextos aleatórios e que não estão relacionados com o incidente ocorrido no zoológico.

harambe meme
"Assim é como eu gosto de imaginar Harambe no Paraíso"
harambe meme
"Eles chamam isso de Gorila Cola por que Harambe foi metaforicamente a cola que unir essa nação".
memes harambe 2
"A foto que a CNN não quer que você veja"
meme harambe 3
"Harambe está vivo e subindo a Trump Tower para protestar contra a conspiração de sua morte"

Memes polêmicos

Entre os vários tipos diferentes de memes criados sobre Harambe, alguns foram alvos de críticas severas. 

Um dos mais populares colocava a imagem de Harambe em conjunto com de outras personalidades e celebridades icônicas que faleceram em 2016, como David Bowie, Prince e Muhammad Ali. 

memes harambe
"2016 está tipo... "Estou levando todo"

Porém, os memes mais polêmicos são aqueles que faziam comparações de Harambe (um gorila) com pessoas de etnia negra ou indígena. Essas publicações foram consideradas piadas de natureza racista.

Um exemplo de meme racista foi a comparação feita entre Harambe  e o jogador de futebol australiano Adam Goodes, que tem ascendência de povos indígenas australianos. 

meme polemico harambe
"Muitas celebridades se foram cedo. Primeiro Prince, agora Adam Goodes. Descanse em paz, Adam Goodes".

Dicks Out For Harambe (#DicksOutForHarambe)

Uma das manifestações mais populares de apoio ao gorila Harambe surgiu em 2 de junho de 2016 através do usuário do Twitter @sexualjumanji, que publicou uma selfie segurando uma arma com o seguinte comentário:

"We comin with them dicks out to avenge harambe!!"

dicks out to harambe
"Nós chegamos neles com o p*** para fora para vingar Harambe"

Dois dias depois, em 4 de junho de 2016, o comediante @BRANDONWARDELL tweetou:

dicks out for harambe 2
"P*** para fora por Harambe"

A partir de então, a hashtag #dicksoutforHarambe começou a viralizar na rede social como um sinal de respeito ao ocorrido com Harambe.

Literalmente, a expressão Dicks Out For Harambe pode ser interpretada como o ato de "mostrar o pênis como sinal de respeito por Harambe".