Hakuna Matata


Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Caçadora de memes

Hakuna Matata é uma expressão que significa sem problemas ou não há problemas em sua tradução literal. É uma frase suaíli, língua falada na África Oriental, como Quênia, Tanzânia, Uganda e Congo. Ela significa que não existe nenhum problema, que está tudo bem, como uma mensagem otimista.

A expressão está ligada a filosofia africana Ubuntu, que ensina sobre a compaixão e generosidade. Ela é muito utilizada em países africanos, principalmente onde a língua suaíli é falada.

Porém, a frase ficou bastante conhecida através da música que tem o mesmo nome, na animação da Disney, O Rei Leão. No longa, é exatamente a lição que Timão e Pumba ensinam ao pequeno Simba, que teve que fugir depois da morte de seu pai, Mufasa.

Na cultura popular, o Hakuna Matata passou a ser usada como sinônimo para que tudo no fim das contas ficará bem e não precisa ter preocupações com assuntos que lhe possam incomodar.

Uma curiosidade é que na versão dublada em português, a palavra Hakuna se torna Hatuna. Não sabe exatamente o porquê, mas o correto para a expressão é com a letra K.

Veja mais significados:

Mariana Lapeloso
Mariana Lapeloso
Estudante de jornalismo e caçadora de memes nas horas vagas.