Gírias da Mc Loma e Gêmeas Lacração


Thaís Stein
Thaís Stein

Mc Loma é o nome artístico usado pela cantora e compositora brasileira Paloma Roberta Silva Santos, de apenas 16 anos. Ela se apresenta junto com as irmãs Mariely Santos e Mirella Santos, conhecidas como Gêmeas Lacração.

As meninas, que vieram do interior de Pernambuco, ficaram famosas após lançar a música Envolvimento, que se tornou a canção viral mais ouvida no Spotify em 2018.

Além da batida chiclete e dos videoclipes cômicos, as músicas de Mc Loma chamaram a atenção por causa de algumas gírias e expressões usadas nela.

Apesar das meninas terem dado uma pausa forçada em sua carreira em 2018, elas voltaram com uma nova música que promete ser um dos hits do Carnaval. O videoclipe de Malévola foi lançado no Youtube no dia 24 de fevereiro e conseguiu mais de 3 milhões de visualizações em apenas um dia.

Então, para você não ficar perdido nas gírias da Mc Loma, fizemos uma lista com todas elas e seus significados.

Escama é só de peixe

Escama é só de peixe é uma frase dada como resposta a quem diz que é Escamoso. Isso porque em Pernambuco, chamar alguém de escamoso é o mesmo que dizer que ele é maloqueiro, que é da bandidagem.

Então, quando uma pessoa tentar tirar vantagem dizendo que é Escamosa, você pode rebater dizendo que “Escama é só de peixe”.

Cebruthius

cebruthius

Essa palavra que aparece em toda música da Mc Loma foi inventada por ela por causa de um mal entendido.

Na verdade, Cebruthius significa Bluetooth, e a confusão entre os nomes ocorreu pois Mc Loma entendia errado a frase que era dita na hora que seu aparelho de som era conectado.

Quando um dispositivo bluetooth é ligado a um aparelho, ele diz a frase "The bluetooth device is ready to pair", que significa "o dispositivo bluetooth está pronto para emparelhar".

Acontece que quando Mc Loma escutava "The bluetooth”, ela entendia “Cebruthius”. E depois que sua caixinha de som quebrou, ela continuou falando Cebruthius em suas músicas, como uma forma de homenagem.

Mas agora nós temos um desafio pra você! Escute o som na hora de ligar um aparelho e veja se você não escuta Cebruthius também! ;D

Bem basiquinha

Mc Loma sempre diz que está "bem basiquinha" como uma forma de ironia, para brincar com seus looks ou maquiagens sempre muito extravagantes. 

Ou seja, você pode dizer que está "bem basiquinha" quando estiver chamando muita atenção, ou quando estiver em algum lugar luxuoso.

Xexeiro

Xexeiro é o mesmo que uma pessoa caloteira, que compra e não paga, ou então que pega algo emprestado e depois não devolve.

Essa gíria vem da palavra seixo, que é um tipo de pedra sem valor. No passado, impostores costumavam misturar seixos com pedras preciosas, para enganar os outros.

Daí surgiu o termo “dar o seixo”, e depois “dar o xexo”. Por fim, passaram a chamar de “xexeiro” aquela pessoa que passava a perna nos outros.

Pirangueiro

Pirangueiro é o famoso mão-de-vaca. Aquela pessoa que é tão avarenta que nunca divide as coisas com ninguém, mesmo se o outro pedir muito.

- Po, me dá um pedaço do seu bolo?

- Não posso não, ta acabando já.

- Ih, deixa de ser pirangueiro!

Tabacuda

tabacuda

Em Pernambuco, é chamado de tabacuda aquela pessoa que tem o riso frouxo, que fica rindo por qualquer motivo.

- Ô tabacuda, não vai parar de rir não, é?

Galeroso

Galeroso é uma pessoa que segue um determinado estilo, geralmente usado por funkeiros ou membros de gangues. 

Seria o mesmo que alguém chavoso.

- Ih, olha lá aquele grupinho de galeroso vindo pro nosso lado.

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).