Farinha do mesmo saco


Farinha do mesmo saco é uma expressão idiomática popular usada para expressar a ideia de que um conjunto de pessoas pertence a um mesmo grupo. Costuma significar que alguém é da mesma laia ou estirpe que outros, principalmente por compartilharem de mesmas características comportamentais.

Normalmente, essa expressão é utilizada em sentido de reprovação, para rotular indivíduos de caráter duvidoso. Desta forma, ao falar "farinha do mesmo saco" a intenção é insinuar que pessoas de má índole costumam estar sempre juntas de seus semelhantes.

Exemplo:

No Brasil os políticos parecem ser todos farinha do mesmo saco.

Origem da expressão

Acredita-se que essa expressão tenha origem a partir da frase em latim "Homines sunt ejusdem farinae", que significa "são homens da mesma farinha".

Essa é uma metáfora usada para se referir aos indivíduos que compartilhavam de características comportamentais tidas como moralmente reprováveis.

Da mesma forma, era um costume antigo garantir a qualidade da farinha de trigo, separando-a daquela considerada má. Assim, toda a farinha que não era boa ficava em um mesmo saco.

Como falar farinha do mesmo saco em inglês

Não existe uma tradução literal da frase em português para a língua inglesa. No entanto, os nativos desse idioma têm uma expressão idiomática que é usada de modo semelhante a versão portuguesa: tarred with the same brush.