Fake news


Fake news é uma expressão em inglês usada para representar as notícias falsas. São informações noticiosas que fogem parcialmente ou integralmente da realidade, feitas com o propósito de promover o partidarismo, por exemplo.

Atualmente, qualquer tipo de conteúdo que contenha informações incorretas, descontextualizadas ou com algum tipo de manipulação do fato real, pode ser considerado fake news

Fake news, Donald Trump e memes

fake news trum
"Você é fake news"

A expressão fake news já era usada há muito, mas a sua popularidade se intensificou após as declarações de Donald Trump, em janeiro de 2017, durante a sua primeira conferência de imprensa como presidente dos Estados Unidos.  

Na ocasião, Trump recusou responder a pergunta de um jornalista da CNN (Jim Acosta), chamando a empresa para qual trabalha de fake news. A partir de então o Presidente começou a usar constantemente essa expressão nas redes sociais (Twitter).

A imagem de Donald Trump associada ao significado de fake news foi a receita para a criação de vários memes cômicos na internet.

As pessoas começaram a usar a frase dita por Trump ("you're fake news") em outros contextos, imaginando situações em que qualquer acusação desagradável para a pessoa pudesse ser refutada com um "essa é uma informação falsa".

fake news meme trump
Professor: Responda a pergunta.
Eu: Não, você é informação falsa.
Isso vai ser minha resposta para tudo agora. 😂
fake news meme trump
Senhorio: seu aluguel está atrasado!
Eu: isso é informação falsa.
fake news meme trump
Professor: Você falhou seu teste.
Eu: Isso é informação falsa.
Professor: Você não respondeu sequer metade das perguntas.
Eu: VOCÊ é informação falsa.
fake news meme
Amigo: Eu soube que você está feliz!
Eu: Notícia falsa.