Facepalm


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Facepalm é uma gíria de origem inglesa relacionada à ação de colocar as mãos no rosto para demonstrar frustração, vergonha alheia ou constrangimento. Sua tradução literal do inglês é mão no rosto, ou palma no rosto.

Como a gíria é usada na internet para representar a expressão física de colocar a mão no rosto, ela costuma aparecer entre aspas.

- Amiga, decidi voltar com meu ex.

- Não acredito que você fez isso *Facepalm*.

Qual a origem do facepalm?

Enquanto a expressão física do facepalm é uma forma de comunicação não-verbal antiga e presente em muitas culturas (e até mesmo em outros primatas), a palavra em si surgiu a menos de 20 anos atrás. Sua primeira definição como gíria é datada de 10 de fevereiro de 2004, sendo publicada no site americano Urban Dictionary.

facepalm
Cena de Star Trek que popularizou o facepalm na internet

Na internet, uma das imagens mais associadas ao facepalm vem de uma episódio da série Star Trek : The Next Generation, que foi ao ar em 5 de fevereiro de 1990. Nele, o personagem Jean-Luc Picard (interpretado por Patrick Stewart) reage a uma situação estressante colocando a mão no rosto.

Por causa disso, hoje em dia o facepalm é muito associado ao personagem, principalmente em memes na internet. Como meme, além do facepalm clássico existe o facepalm duplo, o facepalm triplo, e assim por diante, de acordo com o quanto você sente vergonha pela pessoa ou situação.

facepalm duplo

facepalm epico

O emoji facepalm

Em 2016, um emoji do facepalm foi criado e incorporado ao Unicode 9.0. Atualmente, ele existe na versão masculina e feminina, e em diferentes tons de pele.

Gênero Diferentes tons de pele
Feminino 🤦 🤦🏻 🤦🏼 🤦🏽 🤦🏾 🤦🏿
Masculino 🤦‍♂️ 🤦🏻‍♂️ 🤦🏼‍♂️ 🤦🏽‍♂️ 🤦🏾‍♂️ 🤦🏿‍♂️

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).