Eu explicando para minha mãe


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

“Eu explicando para minha mãe” é um meme que utilizada duas imagens, sendo uma delas a de uma menina chorando, tentando explicar algo, enquanto na outra há uma mulher mais velha olhando com cara de assustada.

O meme é usado para demonstrar situações onde você teria que ficar se explicando para outra pessoa (geralmente sua mãe), tentando lhe mostrar a importância de algo ou convencer de alguma coisa.

O meme surgiu entre usuários do Twitter em março de 2019, porém sua popularidade no Brasil começou a aumentar em maio.

E como surgiu o meme “Eu explicando para minha mãe”?

Apesar do meme encenar a reação entre duas pessoas, as mulheres que aparecem nessas imagens não estão juntas, e até mesmo as fotos usadas foram postadas em anos diferentes.

A menina que aparece chorando é a usuária do Twitter @quenblackwell, que no dia 14 de março de 2018, postou um vídeo seu gritando com a legenda "às vezes você só tem que deixar sair .. gritar se for necessário".

”sometimes you just have to let it out..scream if you have to” pic.twitter.com/w1F15yQ3e0

— queen quen (@quenblackwell) 15 de março de 2018

No ano seguinte, uma mulher conhecida como Sra. Juicy, participante de um reality show americano chamado “Little Women: Atlanta” postou uma imagem de si mesma em um sofá assistindo TV.

No dia 05 de março de 2019, o usuário @lilr0use publicou o primeiro meme usando a captura de tela de um vídeo da @quenblackwell, com a legenda "Eu explicando para minha mãe que um meme me dá ansiedade e preciso de psicólogo".

Meme menina explicando mãe

Cinco dias depois, o usuário @sxturnsailor resolveu juntar essa imagem com a foto postada por Ms. Juicy, criando a ideia de “mãe e filha” para o meme. Essa ideia acabou se popularizando, e ganhando diversas variações em inglês.

Meme menina explicando mãe
Eu explicando para minha mãe porque é essencial que eu vá para a festa // Minha mãe

Em meados de maio de 2019, o meme acabou viralizando também no Brasil, ganhando versões para os mais diferentes contextos.

Exemplos do meme “Eu explicando para minha mãe”

I am and I, aminevitable iron man pic.twitter.com/qBQJUD8YhL

— juliana ⎊ (@fordowneyjr) 31 de maio de 2019

Bruna Marquezine explicando pras amigas que com ela as cantadas do Neymar foramdiferentes As amigas: pic.twitter.com/opUA2FIXld

— Alana Schons (@_Alana_S) 2 de junho de 2019

eu explicando para a minha psicologa que na verdade não aconteceu NADA DEMAIS na minha semana:a minha psicologa: pic.twitter.com/kZUYTC5XEr

— letícia wexell (@leticinios) 3 de junho de 2019

eu pré adolescente explicando para minha mãe pq eu preciso desesperadamente de dinheiro para comprar a revista que vem com pôster de crepúsculo // minha mãe escutando pic.twitter.com/ud1IQJ2EBu

— jessie (@sherlockstewart) 2 de junho de 2019

Eu explicando para o meu cérebro que preciso estudar para não rodar de ano// meu cérebro cagando e indo fazer o teste de qual flerte do Neymar você é pic.twitter.com/PZpNA4vNVW

— utilidadiix (@utilidadiix1) 3 de junho de 2019

eu explicando para meu meu corpocorpo que ele não pode ficar doente em determinadasemana pic.twitter.com/ie2E3Krkyx

— gi (@obrienkiwi) 28 de maio de 2019

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).