Estômago de avestruz


Estômago de avestruz é uma expressão popular usada para se referir a pessoa que é conhecida por comer de tudo e em grandes quantidades, sem passar mal por causa disso. 

É comum que cada um tenha as suas preferências culinárias, mas aqueles que apreciam qualquer tipo de comida (desde saladas cruas até carne de javali mal passada, por exemplo) são conhecidos por terem o "estômago de avestruz".

Além de gostarem de comer uma grande variedade de alimentos, essas pessoas, normalmente, também gostam de comer muito. E (quase) nunca ficam mal dispostos por ingerir tanta comida.

Essa é uma expressão popular muito utilizada entre os falantes da língua portuguesa, principalmente os brasileiros.

Qual a origem da expressão "Estômago de avestruz"?

Como podemos supor, a origem desta expressão está diretamente relacionada com algumas particularidades comuns dos avestruzes, conhecidos por serem as maiores aves do mundo. 

O avestruz tem um poderoso suco gástrico que é capaz de dissolver materiais muito resistentes, como pedras e até alguns tipos de metais. Por esse motivo, esses animais não têm problemas estomacais devido a variedade de coisas que ingerem.

Como esses animais não têm dentes, as pedras e outros pedaços de rochas que engolem acabam por ajudar a triturar os alimentos em seu estômago.

Veja também: Lágrimas de Crocodilo.