Creepypasta: as lendas urbanas da internet


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Creepypasta é o nome dado às lendas urbanas que surgem na Internet, com temática essencialmente de terror. Essas histórias costumam ser criadas por usuários de fóruns e depois divulgadas pela rede, com a intenção de assustar os leitores.

Apesar de existirem incontáveis Creepypastas na Internet, algumas delas acabaram ganhando notoriedade em todo o mundo, como é o caso da Momo e do Slendermen.

Veja a seguir algumas dessas histórias:

Momo

momo

A Momo é uma das Creepypastas mais recentes, que ganhou fama na Internet e fora dela.

Essa estranha boneca começou a aparecer por causa de um desafio disseminado no Whatsapp em 2018, onde as pessoas deveriam mandar mensagem para um número desconhecido. Então, a pessoa supostamente era respondida pela Momo, um ser sobrenatural que enviava ameaças e mensagens perturbadoras.

Ao final de 2018, as aparições na Momo tinham perdido força, mas retornaram no início de 2019, com relatos de que sua imagem estava aparecendo atrelada a um outro desafio, que incitava crianças a se machucar.

Foram feitas denúncias de que trechos com a Momo estavam sendo inseridos em vídeos do Youtube Kids, uma plataforma infantil, e no jogo Fortnite.

Apesar de todo o alarde, na verdade a Momo se trata de uma escultura criada pela empresa japonesa de efeitos especiais Link Factory. Ou seja, ela não tem nada de sobrenatural.

Porém, as consequências atreladas ao desafio da Momo e os vídeos compartilhados podem sim apresentar problemas reais. Até mesmo órgãos como a Safernet e o próprio Ministério Público tiveram que intervir, pedindo para que as pessoas não repassem os vídeos pelo Whatsapp.

Leia mais sobre a Momo.

Slenderman

slenderman

Slenderman é considerado uma das maiores Creepypastas da Internet, chegando a ganhar até mesmo um filme.

Segundo a história, Slenderman é um homem alto, pálido e de pernas compridas, que costuma aparecer em fotografias de crianças antes delas desaparecerem.

Algumas versões descrevem Slenderman com tentáculos, e dizem que ele também teria poderes de causar paranoias e perda de memória.

Apesar da fama e das muitas variações dessa Creepypasta, o Slenderman surgiu de um concurso de photoshop com temática de fotos paranormais, lançado pelo fórum Something Awful. Um de seus usuários, chamado Victor Surge, postou duas fotografias de crianças em preto e branco, onde ao fundo aparecia um homem alto e esguio que as perseguia.

Depois disso, a ideia do Slenderman começou a circular em outros fóruns, e toda uma mitologia foi criada sobre ele.

Conheça mais sobre a história do Slenderman.

Suicídio do Lula Molusco

suicidio lula molusco

O suicídio do Lula Molusco é uma Creepypasta que gira em torno de um episódio do desenho animado infantil Bob Esponja. Nele, o personagem Lula Molusco teria se suicidado com uma espingarda, após ser vaiado durante sua apresentação de clarinete.

A história teve origem em 2010, quando um usuário anônimo postou essa Creepypasta em um fórum americano. Segundo o relato, o autor teria visto esse episódio perdido durante seu estágio na Nickelodeons Studios.

No ano seguinte, foi postado no Youtube um vídeo que seria o suposto episódio, que teve mais de um milhão de visualizações. Porém, em 2013 o usuário do Reddit SuicideSquidward se identificou como o autor da Creepypasta, e disse ter ficado orgulhoso de como aquela história se espalhou.

Jeff, o assassino

Jeff o assassino

A Creepypasta de "Jeff, o assassino" conta a história de um menino novato na cidade, que foi chamado para uma festa de aniversário. Ele levou seu irmão, mas no caminho três jovens os atacaram. Jeff conseguiu se defender, ferindo os meninos, porém, depois disso ele percebeu que tinha gosto por machucar os outros.

Dias depois do ocorrido, a mãe de Jeff o encontrou esculpindo um riso permanente em seu rosto, e ele também havia cortado suas pálpebras para que nunca mais dormisse.

Ao ver que o filho enlouqueceu, a mãe saiu correndo para avisar seu pai, mas Jeff conseguiu os matar. Depois ele foi atrás de seu irmão, enfiando uma faca em seu estômago. Enquanto seu irmão morria ele dizia: Vá dormir agora.

Aparentemente a imagem de Jeff foi vista a primeira vez em um fórum japonês, e logo um vídeo em que o assustador menino aparecia foi postado no Youtube, em 2007. Depois disso, diversos outros vídeos com releituras da história de Jeff foram postadas, fazendo com que ele ficasse conhecido em toda a rede.

O Grifter

grifter

O Grifter é uma Creepypasta sobre um misterioso vídeo que supostamente contém imagens tão perturbadoras que tem o poder de traumatizar as pessoas.

A primeira menção sobre o Grifter aconteceu em agosto de 2009, quando o usuário do 4chan the_solipist postou um vídeo, dizendo que seu conteúdo poderia causar náuseas, pesadelos e até mesmo levar pessoas à cometer suicídio.

Aparentemente, o vídeo apresentava cenas de crianças gritando, exorcismos e pessoas mortas.

Apesar do vídeo ser aterrorizante, o usuário admitiu que tudo se tratava de uma obra de ficção, e que as cenas eram retiradas do filme checo Little Otik.

Hoodie

hoodie

Hoodie é uma criatura que aparece ao lado das estradas, sinalizando que ali ocorrerá um acidente.

Essa Creepypasta foi criada em 2014, e conta a história de uma mulher que estava voltando do seu trabalho, quando viu uma pessoa encapuzada, com o rosto coberto e segurando uma placa dizendo: você está se aproximando.

Continuando em seu caminho, ela viu outro ser muito parecido, mas com uma roupa um pouco mais escura. Depois viu mais outro, também segurando o mesmo cartaz.

A mulher estranhou, mas continuou seu caminho até chegar em um túnel, e nesse momento, percebeu que havia um homem com uma roupa preta ao lado da estrada, e dessa vez com o capuz abaixado. Em suas mãos havia um cartaz escrito: fim do túnel.

Ela ignorou o rapaz e continuou dirigindo pelo túnel, mas quando estava chegando ao fim, viu que ele estava bloqueado e tentou frear, mas o carro já não respondia e ia cada vez mais rápido. A última coisa que a mulher conseguiu ver foi um cartaz que estava na mão de outro jovem encapuzado, que dizia: fim.

Como surgem as Creepypastas?

As Creepypastas costumam falar sobre mortes, assassinatos, fantasmas ou outras coisas sobrenaturais. Uma vez que começam a circular na Internet, elas podem ir ganhando outras versões, imagens, vídeos e até relatos que tem por objetivo dar mais credibilidade a essas novas lendas urbanas.

Esses tipos de histórias já são compartilhados por meio de e-mails e sites desde os anos 90, porém o termo Creepypasta foi visto pela primeira vez em 2007, na comunidade 4chan.

O nome é derivado de CopyPasta, uma outra gíria na Internet usada para denominar blocos de texto que são copiados e colados repetidamente por usuários, que querem disseminar alguma informação. No novo termo, a palavra Copy (Cópia, em inglês) foi alterada para Creepy, que significa assustador, ou estranho.

E então, o que achou dessas lendas urbanas da Internet? Conhece alguma Creepypasta que gostaria de nos indicar?

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).