Como você é burro!


Como você é burro, cara! é um meme criado a partir de uma frase dita pelo cantor brasileiro Caetano Veloso, em entrevista na TV Cultura, enquanto respondia a uma pergunta feita pelo jornalista Geraldo Mayrink.

Atualmente, é comum usar a imagem do artista e a sua respectiva frase como resposta a uma publicação nas redes sociais, por exemplo, que o usuário considera estúpida ou absurda.

como vc é burro

Também é comum usar o trecho da entrevista original em que o músico aparece dizendo a icônica frase como um tipo de resposta a algo considerado absurdo. 

Origem do meme

Durante uma entrevista no programa Vox Populi, em 1978, o cantor brasileiro Caetano Veloso foi questionado pelo jornalista da revista Veja, Geraldo Mayrink, sobre o seu posicionamento perante os meios de comunicação em massa:

"Você não acha que seria mais ético se servir dos meios de comunicação de massa para falar mal dos meios de comunicação de massa, ao invés de encomendar um anúncio para a multinacional para a qual você trabalha e pagar como anúncio o 'Caetano Veloso', ou você acha que a imprensa só serve para elogiar?”

Indignado com a confusa e, aparentemente, injusta pergunta do jornalista, Caetano respondeu:

"Não cara, que loucura! Como você é burro! Isso aí que você disse é tudo burrice! Eu não consigo gravar muito bem o que você falou porque fala de uma maneira burra."

Logo em seguida, Caetano explica que sempre gostou de trabalhar nos meios de comunicação de massa sem fingir que era o seu inimigo. O cantor disse que o seu gosto pela televisão é genuíno.

Para entender melhor todo o contexto da frase do músico, assista ao vídeo abaixo:

Em comemoração aos 40 anos da TV Cultura, em 2012 a emissora reprisou os melhores momentos do programa Vox Populi, reavivando o episódio com o Caetano Veloso. A partir de então, a fala do músico começou a ser reproduzida na internet, viralizando como um meme.

Os memes em referência a esse episódio são usados quando a pessoa deseja deixar clara a sua opinião de desacordo ou desagrado sobre um comentário ou atitude de outro usuário na internet. 

Como você é burro: memes

Os memes sobre o episódio envolvendo o comentário de Caetano Veloso no programa Vox Populi costumam acontecer de duas maneiras: 

Vídeos

Quando algo estúpido ou absurdo é dito / feito por alguém em vídeo, é comum adicionar logo a seguir o trecho da entrevista em que o Caetano Veloso aparece dizendo: "como você é burro, cara!".

Imagens

São montagens onde primeiro aparece um print do conteúdo a ser criticado e, logo em seguida, a conhecida imagem do Caetano Veloso durante a entrevista dizendo "como você é burro".

como vc é burro cara

como vc é burro

como vc é burro

Veja também: Levanta a cabeça princesa, senão a coroa cai.