Clickbait


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Ao contrário do que nosso título prometeu, o significado de clickbait não é nada tão surpreendente. Ou seja, você caiu em uma clickbait :')

Clickbait é uma gíria usada na Internet, para definir títulos ou manchetes sensacionalistas, que são feitos para despertar a curiosidade das pessoas e fazê-las clicar em seu conteúdo.

O termo clickbaitvem do inglês, e significa “isca de cliques”. E é exatamente isso que o clickbait faz, pois sua tática consiste em usar títulos sensacionalistas e exagerados como isca, para que as pessoas cliquem em seu conteúdo.

Geralmente, um conteúdo que utiliza clickbait promete muito para entregar pouco. Muitas vezes, os títulos fazem menção à grandes histórias, novidades, sendo que o conteúdo costuma ser fraco e sem argumentos.

Por causa disso, clickbaits são visto como algo muito ruim na Internet, e apesar de conseguirem converter acessos num primeiro momento, dificilmente esse tipo de conteúdo consegue manter o interesse do leitor no site.

Por exemplo, se alguém faz uma matéria com o título “10 melhores praias do Brasil que quase ninguém conhece”, muitas pessoas poderão ficar interessadas em descobrir quais são esses lugares. Porém, se ao entrar na matéria você descobrir que essas praias nem são muito bonitas, ou tão secretas assim, você provavelmente sairá do site insatisfeito e não vai voltar para acessar novos conteúdo.

Alguns outros exemplos de títulos que usam clickbait:

Veja 10 formas de ficar rico em apenas um ano!

Decorei toda a minha casa com material reciclado (e o resultado foi SURPREENDENTE).

Oi, meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado.

Além de títulos e manchetes, essa tática também pode ser usada nas imagens de destaque de vídeos ou artigos. Por exemplo, essa estratégia é muito usada em vídeos no Instagram e no Youtube.

Origem do termo “clickbait”

O primeiro registro do termo clickbait foi visto no blog de um consultor de sistemas corporativos, chamado Jay Geiger. Em um post realizado em dezembro de 2006, ele definiu clickbait como:

Qualquer conteúdo ou recurso dentro de um site que "atraia" um internauta a clicar. Qualquer coisa interessante o bastante para chamar a atenção de uma pessoa. Frequentemente, as clickbaits usam textos/frases diferenciadas, slogans/ideias controversas ou descrições culturalmente inspiradoras. O clickbait é semelhante ao linkbait, mas geralmente é visto como menos eficaz e com menor duração.

O "linkbait", citado por Jay Geiger, é um conteúdo criado especificamente para atrair pessoas para clicar em seus links. Ele também funciona como uma tática de otimização de sites, fazendo com que eles sejam mais facilmente encontrados pelos mecanismos de busca (SEO).

Veja também:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).