Chato de galocha


Chato de galocha é uma expressão idiomática da língua portuguesa muito usada no Brasil. É usada para descrever uma pessoa que é muito chata e inconveniente. 

O dito chato de galocha é o indivíduo que é extremamente desagradável, com pouco senso social e insistente em assuntos desinteressantes.

Exemplo:

Eu não quero sair com vocês. O seu amigo é um chato de galocha!

Origem da expressão 'chato de galocha'

As galochas são sapatos de borracha resistentes que são usados para proteger os calçados normais em ambientes onde há muita água ou lama, por exemplo.

Por ser feita com um material bastante resistente, a galocha acabou sendo associada ao comportamento das pessoas insistentes e desagradáveis. 

Além disso, o costume de entrar na casa de alguém sem ter o cuidado de tirar esses sapatos de borracha sujos, reforça a imagem da pessoa chata usando galochas. 

Acredita-se que essa expressão tenha surgido por meados da década de 1950, quando o uso de galochas era um costume típico entre homens e mulheres. 

Em algumas regiões do Brasil ainda é comum o uso de galochas, principalmente onde há a predominância do clima chuvoso e frio.

chato galocha
Tirinhas de Adão Iturrusgarai, criador do personagem "Chato de Galocha".