Bater com a língua nos dentes


Bater com a língua nos dentes é uma expressão popular usada para se referir ao ato de contar para alguém uma informação ou segredo que não deveria ser compartilhada, pois é sigilosa. 

Esta frase costuma ser dita quando alguém faz uma confidência para outra pessoa e espera que esta não divulgue para terceiros o conteúdo da mensagem privada.

Vou te contar, mas por favor não vá bater com a língua nos dentes!

Quando se diz que alguém bateu com a língua nos dentes significa que falou mais do que devia sobre determinado assunto. Ou seja, revelou, sem querer, informações que não deveriam ser de conhecimento de outras pessoas, por exemplo.

Desculpa, mas acabei batendo a língua nos dentes para sua mãe.

Nesse mesmo sentido, bater com a língua nos dentes ainda pode ser usada como uma expressão para se referir ao indivíduo que tem o hábito de falar ou opinar demais sobre tudo.

Ela saiu daqui e já foi bater com a língua nos dentes.

Alguém bateu com a língua nos dentes a respeito dos nossos planos.

Cuidado ao contar isso, eles costumam bater com a língua nos dentes.

"Bater com a língua nos dentes" é uma expressão idiomática e só existe (e faz sentido) na língua portuguesa. No entanto, no idioma inglês a expressão pode ser substituída por outras com significados semelhantes, como por exemplo: to give the game away ou let the cat out of the bag.