Significado de bater as botas


Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Jornalista

"Bater as botas" significa morrer, falecer. É uma figura de linguagem usada para suavizar a informação sobre a morte de alguém. Ao dizer que alguém bateu as botas, se diz, de forma mais "leve", que uma pessoa faleceu.

Se você não fizer o tratamento médico, pode bater as botas.

O meu avô bateu as botas.

Foi atingido por um tiro e bateu as botas.

A versão mais conhecida para a origem da expressão é uma referência ao período da Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Conta a história que, ao serem atingidos e morrer, os corpos dos soldados se sacudiam, batendo uma bota na outra.

Outra possível origem remete às invasões holandesas no Brasil (século XVII). Os relatos da época indica que os homens escravizados, que eram obrigados a lutar pela defesa do país, não estavam acostumados com os armamentos e roupas usadas.

Pela falta de hábito de usar sapatos, era comum que tropeçassem nas botas e caírem, se tornando um alvo fácil para os invasores. Quando alguém era atingido e morria, dizia-se que tinha batido as botas.

Como se diz "bater as botas" em inglês?

A língua inglesa tem uma expressão equivalente ao nosso "bater as botas". "Kick the bucket" (chutar o balde, em livre tradução) é usada para falar sobre a morte de um modo mais leve no idioma.

Veja também:

Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. No tempo livre, gosta de descobrir memes, ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca, atualmente vive em Portugal, país que adotou.