Ayuwoki: O Michael Jackson da Deepweb


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda

Ayuwoki é uma creepypasta sobre um Michael Jackson estranho e desfigurado, que aparece no quarto das pessoas de madrugada fazendo o som "Hee-hee", parecido com o que o cantor fazia.

O Ayuwoki ficou conhecido como “Michael Jackson da Deepweb” e sua imagem é associada a um modelo animatrônico inspirado no cantor, que surgiu na Internet em 2009.

E o que significa Ayuwoki?

O nome "Ayuwoki" na verdade é uma versão mal escrita de “Annie, are you okay?”, um trecho da música "Smooth Criminal", de Michael Jackson.

Apesar do nome ser recentemente associado ao boneco, o termo “Ayuwoki” já era antigo na Internet.

Como surgiu a lenda do Ayuwoki?

Em julho de 2009, o YouTuber Thomasrengstorff postou um vídeo de um boneco robô inspirado no cantor Michael Jackson, chamado de "My Ghoul Jackson", que poderia ser traduzido como “Meu Fantasma Jackson”.

A estranha criatura parecida com Michael Jackson voltou a aparecer na Internet apenas em 2019, quando o YouTuber brasileiro “Luscas Edit” publicou uma edição do vídeo "My Ghoul Jackson” chamada "Michael Jackson, encontrado vivo em terreiro de macumba no Ceará”.

Depois disso, a imagem do robô começou a aparecer em outros vídeos e ganhar uma história. Desta vez, a estranha criatura começou a ser chamada de “el Ayuwoki”.

Foi então que surgiu a lenda de que Ayuwoki aparecia na casa das crianças às 3 da madrugada, dando seu característico grito, "Hee Hee".

Muitas pessoas chegaram até mesmo a comparar o Ayuwoki com outro personagem de creepypasta: a Momo. E atualmente existem diversos vídeos na Internet que até ensinam como “invocar” a estranha criatura.

Leia mais sobre a Momo.

Escape the Ayuwoki

Escape the Ayuwoki

Em março de 2019, foi lançado um jogo de terror baseado na creepypasta de Ayuwoki, chamado "Escape the Ayuwoki" (Escape do Ayuwoki).

No jogo, o jogador é sequestrado pela criatura e trancado em uma velha mansão. Seu objetivo é encontrar uma chave vermelha escondida para conseguir escapar. Para encontrar a chave, o jogador terá que completar tarefas e quebra-cabeças, enquanto tenta se esconder do Ayuwoki.

O jogo de computador foi criado pela companhia chilena Deadlycrow Games, sendo disponível para Windows, macOS e Linux.

Conheça agora outras creepypastas famosas na Internet:

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).